Problema: Calculamos um recibo com 20 dias de férias e 10 dias de abono, onde verificamos que os eventos de Insalubridade Férias e Insalubridade Abono foram calculados de maneiras diferentes. A escala horária do colaborador é de 180:00 horas, então o mesmo possui 120:00 horas férias + 60:00 horas de abono.
No evento de Insalubridade Férias foi gerada corretamente a referência de 120:00 horas, porém, no evento de Insalubridade Abono foi gerada a referência de apenas 56:00 horas, quando o correto seriam 60:00 horas, totalizando as 180:00 horas mensais da escala do colaborador.
O que podemos verificar nesta situação? Os eventos em questão estão configurados conforme o padrão e não utilizam regra especial.
Rotina / Tela: Colaboradores > Férias > Recibos > Individual ou Coletivas
Tabelas > Eventos > Eventos > Cadastro
Solução: Esta situação ocorre quando a parametrização do campo Teto Cálculo está diferente no cadastro dos eventos de Insalubridade Férias e Insalubridade Abono, em Tabelas > Eventos > Eventos > Cadastro. O evento de Insalubridade Férias está configurado com a opção 0 (zero) e o evento de Insalubridade Abono está configurado com a opção 1 (um).
Ao utilizar a regra 30 - Insalubridade, este campo possibilita as seguintes opções:
0. Paga pela média se não tiver direito atual;
1. Paga apenas pela média (não considera o direito atual);
2. Não paga média, somente o direito atual (se tiver);
3. Calcula a média através do Histórico de Adicionais do Colaborador, ou seja faz a média dos Percentuais e das Horas. O sistema vai procurar a melhor média em percentuais e em horas, por exemplo pode achar o melhor percentual em 6 meses e em horas nos 12 meses ou vice e versa;
4. Padrão HomologNet.
No caso da opção 0 (zero), a média somente será calculada se o colaborador não tiver direito atual a receber insalubridade e no caso da opção 1 (um), sempre será calculada a média.
Para que os eventos tenham o mesmo comportamento, é necessário utilizar a mesma opção no campo Teto Cálculo.