Problema: Por padrão, o código do CBO está relacionado diretamente ao Cargo e neste caso, somente conseguimos vincular um único código de CBO ao mesmo Cargo. Porém, temos situações em nossa Universidade, na qual precisamos vincular dois códigos de CBO ao mesmo Cargo, conforme exemplo abaixo:
Colaborador Cargo CBO
xxxx Professor Auxiliar 13230
yyyy Professor Auxiliar 13370
Como podemos parametrizar o sistema para atender esta necessidade?
Rotina / Tela: Tabelas > Cargos > Cargos.
Solução: O CBO está diretamente ligado ao cadastro do Cargo, onde cada Cargo terá apenas um código de CBO parametrizado. Não temos a possibilidade de ligar um mesmo Cargo a mais de um código de CBO, pois esta configuração impactaria na geração da Sefip e da Rais, por exemplo, e futuramente, na geração dos arquivos xml do eSocial.
No caso do cliente, são utilizados os CBOs 13230 - Professor de química inorgânica e 13370 - Professor de circuitos elétricos. Se não existir um CBO predominante que possa ser utilizado no cadastro do Cargo Professor Auxiliar, existirá a necessidade de criar dois cargos e vinculá-los ao devido CBO.
Entendemos que não deveria ser criado um campo de usuário para tratar esta necessidade, pois para efetuarmos as gerações legais, como Sefip, Rais e arquivos xml do eSocial, não será verificado o conteúdo deste campo de usuário e consequentemente, enviaremos apenas o código de CBO preenchido no Cargo, divergindo do cadastramento interno do cliente.
Conversamos com outros clientes que também são Universidades, afim de verificar se os mesmos também possuem esta necessidade e constatamos que conforme entendimento destes clientes e também da própria Senior, o código de CBO está vinculado ao cargo e não a pessoa. Desta forma, o código de CBO é único por Cargo e se existirem dois códigos de CBO diferentes, deve-se criar dois Cargos.
Podem existir situações em que o mesmo professor exerce as seguintes atividades: Professor de Matemática, Professor de Português e Professor de Ciências. Porém, o mesmo possui apenas um Cargo no sistema e neste caso, estes clientes ressaltaram que consideram a atividade preponderante do professor e alocam o mesmo neste cargo, onde consta o CBO correspondente. Então existem professores com o cargo de Professor de Português, por exemplo, com o devido CBO, mas que internamente ministram aulas de Matemática e Ciências também.