15997 - Integração Contábil - Failed to respond
Problema: Ao executarmos a integração contábil na versão java, via web services, está ocorrendo a seguinte mensagem de erro:
Erro ao processar a empresa xx, integração contábil - ERP cancelada: Erro ao adicionar lançamentos no ERP: Erro ao executar a ação Controladoria - Gestão de Contabilidade - Importação de Lançamentos Contábeis no ERP: xxx.xxx.x.xxx:xxxx failed to respond.
A integração financeira é processada com sucesso e durante os testes, observamos que para algumas empresas do grupo a integração contábil também é processada sem erros, ou seja, a mensagem ocorre apenas para algumas empresas.
Quando ocorre / onde se aplica: Integração ERP > Integração Contábil > Integrar Dados.
Solução: Executamos o xml dos web services envolvidos no processo de integração contábil através do SoapUI, onde não ocorreu nenhum erro de execução. O web service de importar lote está conseguindo enviar corretamente os lançamentos, mas em algum momento parece perder a conexão e acaba não gravando o retorno. Por isso, dispara o erro de failed to respond no log.
Realizamos algumas verificações no ambiente e depuramos os nossos fontes para encontrar uma solução, onde nos deparamos com a possível situação de ser algum bloqueio no ambiente do cliente, já que hora a integração contábil funciona e hora não. Foi levantada a possibilidade de ter algum bloqueio no firewall, onde o anti vírus utilizado poderia estar bloqueando a chamada dos nossos web services.
Ao analisarmos as configurações do SeniorConfigCenter, no item Conexões de Rede > Acesso a internet, identificamos que o cliente utiliza proxy e para nos certificarmos de que esse era o problema, configuramos a utilização de proxy no SoapUI também. Com isso, ao dispararmos o web service de importação do lote, ocorreu a mesma situação e o retorno não foi gravado, disparando falha na resposta.
Para contornar a situação, incluímos o endereço 192.168.1.103 nas exceções de proxy, que também estão disponíveis no SeniorConfigCenter, item Conexões de Rede > Acesso a internet, grid Não utilizar proxy para os endereços iniciados com:.
Desta forma, foi possível realizar a integração contábil de todas as empresas da base, sem a ocorrência da mensagem de falha na resposta. Acreditamos que dependendo da quantidade de informações ou até mesmo do momento em que a integração contábil é realizada, o proxy não consegue comportar todo o volume e não dispara a correta execução do retorno no web service.
Erro ao processar a empresa xx, integração contábil - ERP cancelada: Erro ao adicionar lançamentos no ERP: Erro ao executar a ação Controladoria - Gestão de Contabilidade - Importação de Lançamentos Contábeis no ERP: xxx.xxx.x.xxx:xxxx failed to respond.
A integração financeira é processada com sucesso e durante os testes, observamos que para algumas empresas do grupo a integração contábil também é processada sem erros, ou seja, a mensagem ocorre apenas para algumas empresas.
Quando ocorre / onde se aplica: Integração ERP > Integração Contábil > Integrar Dados.
Solução: Executamos o xml dos web services envolvidos no processo de integração contábil através do SoapUI, onde não ocorreu nenhum erro de execução. O web service de importar lote está conseguindo enviar corretamente os lançamentos, mas em algum momento parece perder a conexão e acaba não gravando o retorno. Por isso, dispara o erro de failed to respond no log.
Realizamos algumas verificações no ambiente e depuramos os nossos fontes para encontrar uma solução, onde nos deparamos com a possível situação de ser algum bloqueio no ambiente do cliente, já que hora a integração contábil funciona e hora não. Foi levantada a possibilidade de ter algum bloqueio no firewall, onde o anti vírus utilizado poderia estar bloqueando a chamada dos nossos web services.
Ao analisarmos as configurações do SeniorConfigCenter, no item Conexões de Rede > Acesso a internet, identificamos que o cliente utiliza proxy e para nos certificarmos de que esse era o problema, configuramos a utilização de proxy no SoapUI também. Com isso, ao dispararmos o web service de importação do lote, ocorreu a mesma situação e o retorno não foi gravado, disparando falha na resposta.
Para contornar a situação, incluímos o endereço 192.168.1.103 nas exceções de proxy, que também estão disponíveis no SeniorConfigCenter, item Conexões de Rede > Acesso a internet, grid Não utilizar proxy para os endereços iniciados com:.
Desta forma, foi possível realizar a integração contábil de todas as empresas da base, sem a ocorrência da mensagem de falha na resposta. Acreditamos que dependendo da quantidade de informações ou até mesmo do momento em que a integração contábil é realizada, o proxy não consegue comportar todo o volume e não dispara a correta execução do retorno no web service.