Problema: Existem 3 colaboradores que foram transferidos da filial 9 para filial 8 no 1º dia do mês. O processo de transferência foi realizado antes do processamento da folha de pagamento, neste caso não possui movimentação financeira na filial 9.
Todos os colaboradores estão no vínculo 01, ao gerar o SEFIP está sendo processada a Base Remuneração sem 13º igual a 0,01 e consta o motivo como 'N1 - transferência para empresa do mesmo grupo'. Porém, ao tentar validar o arquivo no Sefip está ocorrendo mensagem de inconsistência: 990880 - As Remunerações informadas geraram valor total FGTS a recolher igual a 0,00. Verifique os valores informados.
Obs.: A Filial 9 após as transferências não possui mais colaboradores ativos, foi utilizado o mesmo código de cadastro de colaborador.
Quando ocorre / onde se aplica: Exportação para Sefip de filial somente com colaboradores transferidos no primeiro dia.
Solução: Verificamos que o Sefip não irá aceitar uma filial somente com colaboradores com remuneração igual à 0,01, pois entende que para esta filial não haverá valores para recolhimento de FGTS.
Para conseguir validar esta filial os colaboradores pertencentes à ela deverão ser alterados de modalidades dentro do Sefip, da modalidade 0 - Recolhimento ao FGTS para a modalidade 1 - Declaração ao FGTS.
Caso houvesse algum colaborador com recolhimento de FGTS nesta Filial, não geraria esta inconsistência. O problema é que todos os colaboradores desta filial foram transferidos e desta forma não há valores de FGTS à recolher para esta filial.