11780 - Regras - Função para buscar o gestor do colaborador através das abrangências
Problema: Foi desenvolvida uma regra que verifica a situação do colaborador, e caso a mesma se enquadre em uma determinada situação é enviado um e-mail ao setor pessoal com informações de data, empresa, centro de custo, entre outros.
Como o grupo é grande, necessitamos que esse e-mail seja enviado ao gestor do colaborador.
Em Diversos > Usuários > Abrangências constam todos os usuários com suas respectivas abrangências, seja por empresa, empresa e local, empresa e colaborador, empresa, local e colaborador.
Assim surge a dúvida:
Como buscar o usuário que possui determinado colaborador em sua abrangência para envio do respectivo e-mail?
A necessidade é verificar todos os usuários que possuem o cadastro do colaborador na abrangência, para então identificar o colaborador associado a estes usuários e encaminhar o e-mail para estes colaboradores, considerando que há usuários que não possuem em sua abrangência o cadastro do colaborador, e sim o local dele, por exemplo 1.09.01.
Quando ocorre / onde se aplica: Regras para envio de e-mail.
Solução: Não há funções para verificar quem é o chefe de um colaborador baseado na abrangência do chefe, mesmo porque, o colaborador estar na abrangência de um usuário não significa que este usuário é o chefe ou coordenador. Não há relação entre abrangência de usuário e hierarquia.
Caso seja utilizada a rotina de Posto de Trabalho, deve ser utilizado o serviço com.senior.g5.rh.fp.hierarquiasPosto para buscar o coordenador de acordo com a Hierarquia de Postos.
Caso seja utilizada a rotina de Chefias, deve ser utilizado o serviço com.senior.g5.rh.fp.chefias, ou as funções BusCadChefe ou BusCadChefeLocal.
Se não é utilizada a rotina de Posto de Trabalho, nem a rotina de Chefias, será necessário tratar a situação através de cursores, buscando as abrangências gravadas nas tabelas R710ABR e R711ABR, e identificando através da ficha básica ou históricos quais colaboradores fazem parte da abrangência. Entretanto, somente é possível garantir que a regra buscará o usuário correto utilizando chefias ou posto de trabalho, pois mais de um usuário pode ter o colaborador na abrangência, por vários motivos como colaboradores do RH ou do SESMT, por exemplo.
Validade: /#31/12/2050#
Público: Interno, canais/consultores, clientes
Como o grupo é grande, necessitamos que esse e-mail seja enviado ao gestor do colaborador.
Em Diversos > Usuários > Abrangências constam todos os usuários com suas respectivas abrangências, seja por empresa, empresa e local, empresa e colaborador, empresa, local e colaborador.
Assim surge a dúvida:
Como buscar o usuário que possui determinado colaborador em sua abrangência para envio do respectivo e-mail?
A necessidade é verificar todos os usuários que possuem o cadastro do colaborador na abrangência, para então identificar o colaborador associado a estes usuários e encaminhar o e-mail para estes colaboradores, considerando que há usuários que não possuem em sua abrangência o cadastro do colaborador, e sim o local dele, por exemplo 1.09.01.
Quando ocorre / onde se aplica: Regras para envio de e-mail.
Solução: Não há funções para verificar quem é o chefe de um colaborador baseado na abrangência do chefe, mesmo porque, o colaborador estar na abrangência de um usuário não significa que este usuário é o chefe ou coordenador. Não há relação entre abrangência de usuário e hierarquia.
Caso seja utilizada a rotina de Posto de Trabalho, deve ser utilizado o serviço com.senior.g5.rh.fp.hierarquiasPosto para buscar o coordenador de acordo com a Hierarquia de Postos.
Caso seja utilizada a rotina de Chefias, deve ser utilizado o serviço com.senior.g5.rh.fp.chefias, ou as funções BusCadChefe ou BusCadChefeLocal.
Se não é utilizada a rotina de Posto de Trabalho, nem a rotina de Chefias, será necessário tratar a situação através de cursores, buscando as abrangências gravadas nas tabelas R710ABR e R711ABR, e identificando através da ficha básica ou históricos quais colaboradores fazem parte da abrangência. Entretanto, somente é possível garantir que a regra buscará o usuário correto utilizando chefias ou posto de trabalho, pois mais de um usuário pode ter o colaborador na abrangência, por vários motivos como colaboradores do RH ou do SESMT, por exemplo.
Validade: /#31/12/2050#
Público: Interno, canais/consultores, clientes