Problema: Ao realizarmos a geração de Sefip Retificadora, verificamos que as bases levadas para o Sefip estão com a somatória da folha original + complementar, não levando apenas a diferença.
Quando ocorre / onde se aplica: Impostos > Fundo de Garantia > Sefip > Gerar (Sefip Retificadora).
Solução: A Sefip Retificadora sempre deverá ser gerada com o campo Retificar = S, caso a Sefip tenha sido gerada de forma diferente desta, provavelmente as bases ficarão gravadas incorretamente no sistema.
Processos que geram esta gravação de base incorreta:
- Gerar mais de uma vez a Sefip retificadora, sem utilizar a opção Regerando = S;
- Gerar a Sefip novamente esquecendo de assinalar Retificar = S.
Para ter certeza que a base está incorreta, analisar a seguinte tela para os colaboradores que tiveram pagamentos complementares: Impostos > Fundo de Garantia > Sefip > Informações Enviadas. Nesta tela deve haver apenas um registro com sequência 1, com os valores e informações que foram enviados originalmente para a Sefip da competência (folha mensal – cálculo tipo 11).
Caso a base não esteja assim provavelmente uma das ações citadas acima foi efetuada.
Para ajuste, realizar os seguintes passos:
1) Excluir os registros da tela de Informações Enviadas (tabelas R056SEF e R056MOV);
2) Excluir da tabela R056SFP os registros correspondentes aos cálculos do tipo 12 ou 15, do mês em questão, deixando somente o registro correspondente ao cálculo da folha mensal (com os valores que já foram enviados no Sefip);
3) Utilizar a rotina em Impostos > Fundo Garantia > Sefip > Gerar Histórico, para o mês da folha normal, desta forma a tela de Informações Enviadas ficará com um registro com sequência 1, somente com os valores que efetivamente foram recolhidos no Sefip;
4) Utilizar novamente a rotina de Gerar Valores Sefip para o mês da folha normal, para que a tabela R056SFP seja alimentada novamente com todos os cálculos das complementares.
Após estes passos a base ficará acertada, e será possível gerar a Sefip Retificadora.
5) Gerar a Sefip Retificadora do cálculo em questão tipo 11, com o campo Retificar = S e Regerando = N.
6) Se for gerar a Sefip Retificadora mais de uma vez, obrigatoriamente deve ser assinalado o campo Regerando = S para não criar sequências indevidas na tela de informações enviadas.
Observação: Quando é uma Rescisão por iniciativa do empregador, a SEFIP retificadora realmente soma as bases, visto que não há recolhimento e o colaborador deve ser enviado na modalidade 1 - Declaração ao FGTS e a Previdência.