10616 - Contabilização por Rateio com uso de Natureza de Despesa
Problema: Foi parametrizado para que a Empresa utilize Rateio por Centro de custo e Natureza de Despesa. Para determinado colaborador que foi transferido de Centro de Custo e Natureza de Despesa durante o mês, o Administração de Pessoal enviou o valor para o ERP com o Centro de Custo com Rateio correto, mas a Natureza de Despesa não rateou, levando o valor total na conta contábil da Natureza de Despesa atual, pelo último histórico de Natureza de Despesa do mês.
Quando ocorre / onde se aplica: Cálculos > Contabilização.
Solução: Solução 10616: O procedimento padrão do sistema é levar para a Contabilização do colaborador o último histórico de Natureza de Despesa da competência em questão, não é realizado Rateio da Natureza de Despesa.
Assim sempre será levado para a Contabilização mensal do colaborador as contas referentes a última Natureza de Despesa cadastrada.
A rotina de Natureza de Despesa é utilizada nos casos em que para um Centro de Custo se é necessário levar valores em contas distintas, nos casos de Empresas onde não se faz necessário levar mais de uma conta para um mesmo Centro de Custo, basta utilizar a rotina de Rateio do sistema para que os valores rateados entre os diferentes Centros de Custo sejam integrados ao ERP com as respectivas contas cadastradas para cada C.Custo conforme tela de assinalamentos.
Obs: Caso a Empresa apenas contabilize os CLC's com Contas, se em um dos Centros de Custo do colaborador não tiver contas cadastradas para todas as Naturezas de Despesas, o Colaborador estando ao final do mês em uma dessas naturezas não cadastradas, os valores rateados para este Centro de Custo não serão contabilizados. Somente serão contabilizados Centros de Custo em que existirem contas cadastradas para a Natureza de Despesa em que o colaborador estiver.
Quando ocorre / onde se aplica: Cálculos > Contabilização.
Solução: Solução 10616: O procedimento padrão do sistema é levar para a Contabilização do colaborador o último histórico de Natureza de Despesa da competência em questão, não é realizado Rateio da Natureza de Despesa.
Assim sempre será levado para a Contabilização mensal do colaborador as contas referentes a última Natureza de Despesa cadastrada.
A rotina de Natureza de Despesa é utilizada nos casos em que para um Centro de Custo se é necessário levar valores em contas distintas, nos casos de Empresas onde não se faz necessário levar mais de uma conta para um mesmo Centro de Custo, basta utilizar a rotina de Rateio do sistema para que os valores rateados entre os diferentes Centros de Custo sejam integrados ao ERP com as respectivas contas cadastradas para cada C.Custo conforme tela de assinalamentos.
Obs: Caso a Empresa apenas contabilize os CLC's com Contas, se em um dos Centros de Custo do colaborador não tiver contas cadastradas para todas as Naturezas de Despesas, o Colaborador estando ao final do mês em uma dessas naturezas não cadastradas, os valores rateados para este Centro de Custo não serão contabilizados. Somente serão contabilizados Centros de Custo em que existirem contas cadastradas para a Natureza de Despesa em que o colaborador estiver.