HCM – Pensão Judicial – Não grava valores na guia Pagamentos
Incidente
No módulo Administração de Pessoal, ao realizar o cálculo da ficha financeira de um colaborador que tem desconto de pensão judicial, verificou-se que os valores referentes ao desconto de Pensão Judicial não foram gravados na guia Pagamentos no cadastro do dependente.
Causa
Este incidente ocorre pois quando houver lançamento do evento de Pensão Judicial no movimento fixo e o colaborador tiver mais de um dependente, ao calcular a ficha financeira o sistema não gravará estes valores no cadastro do Dependente, guia Pagamentos, visto que não há como determinar para qual Dependente foi efetuado este lançamento no movimento fixo.
Solução
Para validar se o evento possui origem de lançamento fixo, realize o passo a passo a seguir:
1. Abra o CBDS, e conecte no ambiente em questão;
2. Acesse o menu Ferramentas / Editor SQL;
3. Execute o comando:
SELECT * FROM R046VER WHERE NUMEMP = YY AND CODEVE = YY AND ORIEVE = 'X'
Observação: Substituir a variável no CODEVE pelo código do evento da pensão. Não substituir o X no campo ORIEVE pois é este o valor que deve ser retornado.
Se estiver com origem X, significa que este evento possui lançamentos fixos, deste modo a guia Pagamentos deve ser informada também manualmente com o valor devido a cada dependente.
Para informar manualmente os valores de pensão judicial, na guia pagamentos, realize os passos a seguir:
1. Acesse o módulo Administração de Pessoal;
2. Acesse o menu Colaboradores / Dependentes / Pensão Judicial;
3. Na aba Pagamentos, informe a origem, o tipo, a data , o código de cálculo, a base da pensão e o valor;
Clique aqui para acessar a documentação do Help completo desta tela.
Observação
Deve-se analisar o motivo pelo qual este evento foi lançado no movimento fixo para um dos dependentes do colaborador, e não calculado automaticamente pela rotina de Pensão. Se realmente for necessário manter este lançamento, alertamos que mensalmente este valor deverá ser informado na guia Pagamentos, seguindo as orientações acima.