HCM – Cadastro de Pensão – Como cadastrar pensão vitalícia para uma pessoa que não é colaborador e nem dependente
Dúvida
Como cadastrar pensão vitalícia para pessoa que não é colaborador e nem dependente na empresa, no módulo Administração de Pessoal?
Solução
Para cadastrar a pensão, realize os passos a seguir:
1. Acesse Colaboradores / Ficha Cadastral / Empregados e faça o cadastro desse colaborador;
1.1. No campo Tipo Contrato utilize a opção Diretor e no campo Categoria Sefip informe Não considera no Sefip:
2. Acesse Tabelas / Gerais / Vínculos e crie um novo vínculo similar a opção Diretor não Empregado e parametrize para que esse vínculo não tenha direito a férias e clique no botão Inserir;
3. Acesse Tabelas / Eventos / Seleções, crie uma nova seleção de pensão vitalícia e clique no botão Inserir;
4. Acesse Colaboradores / Ficha Cadastral / Empregados e na aba Seleção cadastre a seleção criada para o colaborador:
5. Acesse Tabelas / Eventos / Eventos / Cadastro e crie um novo evento para a pensão vitalícia;
5.1. Utilize a característica 39Z, Regra 45, Tipo igual a Provento, Sinal de Seleção opção + e no campo Código de Seleção informe a seleção criada;
5.2. Na aba Incidências coloque tudo não e na aba Cálculos insira somente o cálculo Mensal:
6. Acesse Cálculos / Lançamentos / Fixos / Colaborador e selecione o colaborador;
6.1. Insira o evento criado e o valor a ser pago de pensão
6.2. Clique no botão Gravar.
Observações:
Se houver alteração no valor da pensão, pode-se indicar uma data final para o lançamento fixo utilizado anteriormente e inserir um novo registro com a data de alteração e o valor correspondente;
Com relação ao tratamento para o eSocial, seguem informações:
A Pensão vitalícia não é renda de trabalho e portanto não será enviada ao eSocial, a empresa deverá enviar pelo EFD-Reinf.
Se a Pensão tiver recolhimento para o FGTS deverá informar como base ao FGTS pelo eSocial, contudo, deverá verificar com a CAIXA qual a categoria eSocial que deverá utilizar para que isto dê certo.