8126 - Sefip - Não gera informações para determinado colaborador
Problema: Ao validarmos o arquivo Sefip.re gerado pelo Administração de Pessoal no validador Sefip, observamos que determinado colaborador não foi considerado. Verificamos que este colaborador possui FGTS calculado em sua Ficha Financeira, existem informações gravadas para esta competência na tabela R056SFP e tela de Depósitos, o histórico de Categoria Sefip está correto e não existe nenhum outro colaborador com este mesmo número de PIS. Como proceder neste tipo de situação?
Quando ocorre / onde se aplica: Validação do arquivo Sefip.re gerado pelo Administração de Pessoal, em Impostos > Fundo Garantia > Sefip > Gerar.
Solução: Neste caso, deve-se verificar se o Administração de Pessoal não está gerando mais de um arquivo para validação. Se a barra de status não tiver chegado ao final, é porque existem outros arquivos para gerar. Esta situação ocorre quando existem códigos de Recolhimento ou códigos de FPAS diferentes entre as filiais.
Por exemplo: A Filial Matriz está cadastrada com o código de Recolhimento 150 e a outra Filial está cadastrada com o código de Recolhimento 115. Desta forma, serão gerados dois arquivos para validação. Deve-se rever o cadastro das Filiais, para certificar-se de que as informações referentes a código de Recolhimento e código FPAS estão corretas.
Na situação descrita acima, o colaborador foi gerado no segundo arquivo e o usuário não havia observado que existia mais de um arquivo para validação.
Esta situação também poderá ocorrer nos casos de Sefip Retificadora, onde o sistema poderá gerar um arquivo com os colaboradores que possuem diferença a recolher e outro arquivo com os colaboradores que serão apenas declarados com as informações já enviadas anteriormente.
Quando ocorre / onde se aplica: Validação do arquivo Sefip.re gerado pelo Administração de Pessoal, em Impostos > Fundo Garantia > Sefip > Gerar.
Solução: Neste caso, deve-se verificar se o Administração de Pessoal não está gerando mais de um arquivo para validação. Se a barra de status não tiver chegado ao final, é porque existem outros arquivos para gerar. Esta situação ocorre quando existem códigos de Recolhimento ou códigos de FPAS diferentes entre as filiais.
Por exemplo: A Filial Matriz está cadastrada com o código de Recolhimento 150 e a outra Filial está cadastrada com o código de Recolhimento 115. Desta forma, serão gerados dois arquivos para validação. Deve-se rever o cadastro das Filiais, para certificar-se de que as informações referentes a código de Recolhimento e código FPAS estão corretas.
Na situação descrita acima, o colaborador foi gerado no segundo arquivo e o usuário não havia observado que existia mais de um arquivo para validação.
Esta situação também poderá ocorrer nos casos de Sefip Retificadora, onde o sistema poderá gerar um arquivo com os colaboradores que possuem diferença a recolher e outro arquivo com os colaboradores que serão apenas declarados com as informações já enviadas anteriormente.