HCM - Férias - Como interromper férias em casos de licença maternidade
Dúvida
Como interromper férias, em casos de licença maternidade, no módulo Administração de Pessoal?
Solução
Utilize a rotina de interrupção de férias, realizando os passos a seguir:

Importante: É necessário que esse campo esteja parametrizado com S - Sim antes do cálculo do recibo de férias, para que o sistema grave as informações necessárias.
Caso a rotina seja habilitada após o cálculo do recibo de férias, deve-se recalcular o recibo de férias.
2. Acesse Colaboradores / Férias / Recibos / Alterar Gozo;
Como interromper férias, em casos de licença maternidade, no módulo Administração de Pessoal?
Solução
Utilize a rotina de interrupção de férias, realizando os passos a seguir:
1. Acesse Empresas / Empresas, e no campo Usa Férias Interrompidas, parametrize com S - Sim;

Importante: É necessário que esse campo esteja parametrizado com S - Sim antes do cálculo do recibo de férias, para que o sistema grave as informações necessárias.
Caso a rotina seja habilitada após o cálculo do recibo de férias, deve-se recalcular o recibo de férias.
2. Acesse Colaboradores / Férias / Recibos / Alterar Gozo;
3. Altere a data do término do afastamento de férias, para o dia anterior ao início do afastamento seguinte;

Observação: Somente o campo Término Afastamento deve ser alterado, demais campos não deverão ser alterados. Alterando o campo Término Afastamento, será automaticamente alterado o histórico de afastamento.
4. Insira um novo período de férias, com início 1 dia após o término da licença maternidade, com a quantidade de dias de férias que foram interrompidas;
Observação: Incluindo esse período de férias, será gerado um novo afastamento no histórico de afastamento, com situação 21 - Férias Gozadas já Adiantadas
5. Acesse Colaboradores / Históricos / Afastamentos, e lance o afastamento de auxílio maternidade;
6. Acesse Tabelas / Gerais / Situações, e no cadastro da situação 21, no campo Letra Característica de Horas, informe uma característica de horas disponíveis que não esteja sendo utilizada em outros eventos.
7. Acesse Tabelas / Eventos / Eventos / Cadastro, e cadastre um evento com a mesma característica indicada do cadastro da situação, com Regra 001, Tipo 004 - Outros. Na base, insira +9002, com tipo 01 - Valor do Evento.
Observação: Ao calcular a ficha financeira, e existir um histórico de afastamento cadastrado para a situação 21, esse evento será calculado.
Quando o colaborador retornar de férias, não irá receber esses dias de férias que foram interrompidos, pois já recebeu adiantado no recibo de férias, o evento apenas demonstrará o valor.
Atenção:
O cálculo do recibo de férias na ficha financeira, bem como a baixa da provisão e o cálculo da diferença de férias não sofrerão alteração, ou seja, levará normalmente os valores de férias já pagos, e por isso a soma das horas ficará à maior.