3764 - Contabilização - Colaborador demitido
Problema: Estamos contabilizando a folha mensal e encontramos uma diferença nos valores de INSS e FGTS. Conseguimos identificar que esta diferença ocorre em virtude de um colaborador demitido que não está sendo contabilizado. O que devemos verificar neste caso? Visto que os demais colaboradores demitidos neste mês foram contabilizados corretamente.
Quando ocorre / onde se aplica: Geração da Contabilização para colaboradores demitidos.
Rotina Nova: Cálculos > Contabilização > Folha
Rotina Antiga: Cálculos > Relatórios > Contabilizar
Solução: Neste caso, deve-se verificar os seguintes ítens:
- Analisar a Ficha Financeira deste colaborador demitido, para verificar se os eventos da rescisão foram integrados corretamente;
- Em Tabelas > Eventos > Eventos > Cadastro, verificar se os eventos existentes na Ficha Financeira deste colaborador possuem código de CLC informado, campo Código CLC;
- Posteriormente, verificar se os CLC's indicados no cadastro destes Eventos, possuem Conta Contábil informada (Empresas > Contábil > Contas Contábeis);
- Em Empresas > Contábil > Contas Contábeis > Colaborador, verificar se este colaborador possui registro de contas contábeis próprias e caso positivo, clicar no botão Assinalar e verificar se as devidas contas contábeis estão cadastras.
Se todos os ítens acima estiverem cadastrados corretamente, verificar se a Empresa utiliza Natureza de Despesa na tela de definições contábeis. No caso descrito acima, o colaborador demitido estava vinculado ao histórico de Natureza de Despesa 3, porém não existiam contas contábeis casdastradas para esta Natureza de Despesa.
Para verificar se o colaborador possui histórico de Natureza de Despesa: Colaboradores > Históricos > Natureza Despesa.
Para verificar se existem Contas Contábeis cadastradas para as Naturezas de Despesa: Empresas > Contábil > Contas Contábeis, selecionar a opção desejada, clicar no botão Assinalar e posteriormente no botão Despesa.
Quando ocorre / onde se aplica: Geração da Contabilização para colaboradores demitidos.
Rotina Nova: Cálculos > Contabilização > Folha
Rotina Antiga: Cálculos > Relatórios > Contabilizar
Solução: Neste caso, deve-se verificar os seguintes ítens:
- Analisar a Ficha Financeira deste colaborador demitido, para verificar se os eventos da rescisão foram integrados corretamente;
- Em Tabelas > Eventos > Eventos > Cadastro, verificar se os eventos existentes na Ficha Financeira deste colaborador possuem código de CLC informado, campo Código CLC;
- Posteriormente, verificar se os CLC's indicados no cadastro destes Eventos, possuem Conta Contábil informada (Empresas > Contábil > Contas Contábeis);
- Em Empresas > Contábil > Contas Contábeis > Colaborador, verificar se este colaborador possui registro de contas contábeis próprias e caso positivo, clicar no botão Assinalar e verificar se as devidas contas contábeis estão cadastras.
Se todos os ítens acima estiverem cadastrados corretamente, verificar se a Empresa utiliza Natureza de Despesa na tela de definições contábeis. No caso descrito acima, o colaborador demitido estava vinculado ao histórico de Natureza de Despesa 3, porém não existiam contas contábeis casdastradas para esta Natureza de Despesa.
Para verificar se o colaborador possui histórico de Natureza de Despesa: Colaboradores > Históricos > Natureza Despesa.
Para verificar se existem Contas Contábeis cadastradas para as Naturezas de Despesa: Empresas > Contábil > Contas Contábeis, selecionar a opção desejada, clicar no botão Assinalar e posteriormente no botão Despesa.