3529 - Erro ao consultar a tela de Lançamentos Fixos e Variáveis
Problema: Ao acessar a tela disponível em Cálculos > Lançamentos > Fixos e Variáveis e consultar as informações de determinado colaborador, está ocorrendo a seguinte mensagem: Operação inválida para o contexto especificado.
Quando ocorre / onde se aplica: Ao consultar as informações de determinado colaborador na tela disponível em Cálculos > Lançamentos > Fixos e Variáveis.
Solução: Esta mensagem pode ocorrer em virtude das abrangências do usuário que estiver logado no módulo Administração de Pessoal, no momento em que é realizada a consulta a esta tela. Se o usuário possuir uma abrangência apenas para determinada empresa e esta empresa utilizar uma tabela de eventos diferente das demais, ao consultar a tela de lançamentos, o sistema faz uma consulta nas tabelas do Banco de Dados e verifica qual a tabela de eventos dos lançamentos existentes para aquele colaborador. Se for verificado que os lançamentos pertencem a uma tabela de eventos diferente da utilizada pela empresa de abrangência deste usuário, ocorrerá esta mensagem.
Exemplo:
O usuário que está logado no módulo Administração de Pessoal possui abrangência apenas para a empresa 45, que utiliza a tabela de eventos 45. Porém, nos lançamentos da tabela R044FIX (lançamentos fixos), está gravada a tabela de eventos 14, que pertence apenas a empresa 14. Essa situação ocorreu porque foi realizado o seguinte procedimento:
Como não era possível fazer a transferência de colaboradores entre empresas (por utilizarem tabelas de eventos diferentes), o usuário alterou a tabela de eventos no cadastro das empresas:
Empresa 14 utiliza a tabela de eventos 14
Empresa 45 utiliza a tabela de eventos 45
Quando a transferência foi feita, o usuário acessou a empresa 45 e alterou a tabela de eventos para 14. Desta forma, a transferência é realizada sem problemas. Em seguida, o usuário acessou novamente o cadastro da empresa 45 e alterou a tabela de eventos para 45.
Neste caso, para resolver essa situação, o usuário deverá ter permissão para visualizar a empresa 14 também, visto que existem lançamentos para a tabela de eventos desta empresa.
Importante: Caso esta solução não se aplique a situação que ocorre em sua base, favor consultar o conteúdo da dica 12309 que também traz orientações sobre esta mensagem.
Quando ocorre / onde se aplica: Ao consultar as informações de determinado colaborador na tela disponível em Cálculos > Lançamentos > Fixos e Variáveis.
Solução: Esta mensagem pode ocorrer em virtude das abrangências do usuário que estiver logado no módulo Administração de Pessoal, no momento em que é realizada a consulta a esta tela. Se o usuário possuir uma abrangência apenas para determinada empresa e esta empresa utilizar uma tabela de eventos diferente das demais, ao consultar a tela de lançamentos, o sistema faz uma consulta nas tabelas do Banco de Dados e verifica qual a tabela de eventos dos lançamentos existentes para aquele colaborador. Se for verificado que os lançamentos pertencem a uma tabela de eventos diferente da utilizada pela empresa de abrangência deste usuário, ocorrerá esta mensagem.
Exemplo:
O usuário que está logado no módulo Administração de Pessoal possui abrangência apenas para a empresa 45, que utiliza a tabela de eventos 45. Porém, nos lançamentos da tabela R044FIX (lançamentos fixos), está gravada a tabela de eventos 14, que pertence apenas a empresa 14. Essa situação ocorreu porque foi realizado o seguinte procedimento:
Como não era possível fazer a transferência de colaboradores entre empresas (por utilizarem tabelas de eventos diferentes), o usuário alterou a tabela de eventos no cadastro das empresas:
Empresa 14 utiliza a tabela de eventos 14
Empresa 45 utiliza a tabela de eventos 45
Quando a transferência foi feita, o usuário acessou a empresa 45 e alterou a tabela de eventos para 14. Desta forma, a transferência é realizada sem problemas. Em seguida, o usuário acessou novamente o cadastro da empresa 45 e alterou a tabela de eventos para 45.
Neste caso, para resolver essa situação, o usuário deverá ter permissão para visualizar a empresa 14 também, visto que existem lançamentos para a tabela de eventos desta empresa.
Importante: Caso esta solução não se aplique a situação que ocorre em sua base, favor consultar o conteúdo da dica 12309 que também traz orientações sobre esta mensagem.