HCM - Rescisão - Eventos não são calculados ou são calculados com valor diferente
Incidente
No módulo Administração de Pessoal, ao calcular a rescisão, observa-se que:
- Alguns eventos não são gerados. Ao recalcular a rescisão, sem realizar nenhuma alteração, os eventos são gerados corretamente; ou
- Para alguns eventos o sistema gera um valor na primeira vez em que a rescisão é calculada e após recalculada sem efetuar nenhuma alteração, o valor destes eventos muda, ou seja, o sistema encontra valores diferentes entre a primeira vez que a rescisão é calculada e o momento em que ocorre o recálculo da mesma.
Causa
Essa situação ocorre pela utilização indevida da função RetSitEmp em regras especiais, utilizadas em cálculos de rescisão.
Solução
Para que os eventos calculem corretamente, realize os passos a seguir:
1. Verifique se existe regra especial utilizando a função RetSitEmp, acessando o menu Recursos / Implementações / Editor Regras / Regra / Visualizar Regras;
2. Selecione e Copie todas as regras e cole no Notepad ++, bloco de notas, ou aplicativo semelhante para que você possa pesquisar a função e encontrá-la;
3. Caso seja identificada a utilização da função RetSitEmp, verifique como está configurada a aba Afastamentos no cadastro destes eventos que não estão sendo gerados na primeira vez em que a rescisão é calculada;
3.1. Para essa verificação, acesse o menu Tabelas / Eventos / Eventos / Cadastro;
4. Zere a aba Afastamentos clicando em cima das situações, apertando o CTRL+Delete no teclado;
5. Calcule a rescisão novamente.
Observação
Normalmente estão indicadas várias situações na aba afastamentos como Trabalhando, Férias e outros. E neste caso não é necessário, porque o sistema internamente já tem um tratamento para gerar estes eventos somente em rescisão.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.