HCM - FGTS - Rescisão Indireta por decisão Judicial gerando valor de Multa de indenização compensatória no FGTS DIGITAL
Incidente
No módulo Administração de Pessoal, ao enviar uma rescisão indireta por decisão Judicial, sem valores informados no layout S-2299, gera valores de Multa de indenização compensatória no FGTS DIGITAL.
Causa
Este incidente ocorre, pois ao calcular a rescisão no módulo Administração de Pessoal, foi utilizado uma causa de demissão com motivo de desligamento eSocial que gera a multa de indenização compensatória.
Solução
Para que a multa de indenização compensatória não seja gerada, é necessário utilizar um motivo diferente de: 2, 3, 5, 14, 17, 26, 27, 33, 47 e 48, conforme a Tabela com percentual de multa calculada pelo FGTS Digital em desligamentos.
Para mais detalhes acesse a página 37 do Manual FGTS Digital.
Observação
Caso seja necessário utilizar um desses motivos por ordem Judicial, é possível manipular o valor da guia para não constar o débito no Manual do eSocial, "Apenas a apuração da Indenização Compensatória (Multa do FGTS), gerada nos desligamentos, pode ter seu cálculo alterado diretamente no FGTS Digital, pelo módulo Remunerações para fins Rescisórios."
Perguntas Frequentes FGTS Digital - 02.05 (14/10/2021) - Consigo alterar alguma remuneração (base de recolhimento) diretamente no FGTS Digital?