ERP - NF-e - Rejeição 865 Total dos pagamentos menor que o total da nota
Incidente
No Gestão Empresarial | ERP, ao emitir uma NF-e a mesma é rejeitada pelo motivo 865: Total dos pagamentos menor que o total da nota.
Causa
Essa rejeição ocorre devido a aplicação da NT 2025.001 pela SEFAZ. Abaixo segue indicativo da Rejeição conforme a versão 1.01 da Nota Técnica:
Solução
Para que a situação não ocorra, é necessário utilizar o Gestão Empresarial | ERP em versão atualizada, conforme descrito no artigo ERP - NF-e - Como atender plenamente as regras da Nota Técnica 2025.001 no Gestão Empresarial | ERP e eDocs.
Desta forma, caso você não esteja em versão atualizada do ERP, o primeiro passo é executar a atualização.
Com relação a rejeição, ela poderá ocorrer em alguns cenários, geralmente vinculados à emissão de NF-e onde o Valor Financeiro seja menor que o Valor Liquido da NF.
Exemplos:
- Item presente na Nota Fiscal com transação que não soma para Financeiro (geralmente utilizado em brindes), juntamente com outro item que soma para o financeiro.
- Utilização dos identificadores de regras VEN-140ALFIN01 e CPR-440ALFIN01 para manipular valor financeiro do item
- Configurações diversas onde o valor do somatório das parcelas da NF-e não feche com o valor financeiro.
Neste caso, em versão desatualizada do sistema, pode-se validar a utilização de alguns contornos. Exemplo:
- Emissão de Notas Fiscais separadas entre itens que somam para Financeiro e Itens que não somam para Financeiro;
- Emitir Notas Fiscais com todos os itens somando para o Financeiro e gerar o abatimento do valor desejado no título no módulo de Finanças depois do título ter sido gerado.
Importante
Os contornos descritos acima podem não ser funcionais, dependendo da sua operação. Por isso é imprescindível verificar a atualização do sistema para a versão que atenda a NT 2025.001.
Atenção
Foi identificado de que pelo menos a SEFAZ-PE apresentou falhas para a aplicação da validação referente a rejeição 865, onde, mesmo o XML sendo gerado corretamente, a SEFAZ efetua a rejeição. Para validar se o XML foi gerado corretamente pelo ERP, siga os passos abaixo:
1. Colete o XML rejeitado pelo botão "XML" na tela NF-e / Emissões / aba Emissões do Monitor do eDocs;
2. Abra o XML em algum aplicativo que exiba o XML de forma identada e localize o valor da tag vNF. Exemplo:
3. Localize o grupo de tags pag e efetue o somatório de todos os valores presentes nas tags vPag, conforme exemplo abaixo:
Neste exemplo: o valor total de pagamento é 3.658,53, o que fecha com o valor total da NF.
4. Apenas a verificação indicada acima já comprova uma falha da SEFAZ. No entanto, você pode também fazer a validação diretamente pelo Validador da SEFAZ-RS. Para maiores informações sobre utilização do Validador, procure pelo termo 'Validadores XML SEFAZ' no Manual de Usuário do eDocs e execute a validação do XML coletado (você deve abrir o XML no bloco de Notas para poder copiá-lo no Validador).
Caso essa situação ocorre com alguma NF-e da sua empresa, efetue a validação dos valores. Caso eles batam conforme descrito acima, entre em contato com a SEFAZ para onde você está emitindo a NF-e para solicitar a correção da regra de validação.
Observação
Para maiores informações a respeito da NT 2025.001, verifique o artigo ERP - NF-e - Como atender plenamente as regras da Nota Técnica 2025.001 no Gestão Empresarial | ERP e eDocs