Konviva | Provedor Síncrono
Na Konviva, em Provedores Síncronos, é possível realizar a integração com sistemas externos de web conferência.
Para realizar a configuração do provedor síncrono que você irá utilizar na Konviva, você deve ir até o menu Configurações > Configurador Geral.
Atualmente, as possibilidades disponíveis para integração com provedores síncronos externos são estas respectivamente:
- Zoom;
- Lector;
- Lector_v1;
- Adobe Connect;
- Webex;
- Wiziq;
- URL Externa;
- Microsoft Teams.
Importante: Todos os dados cadastrados nestas áreas devem ser fornecidos pelos administradores.
Ou seja, os dados de acesso e senhas devem ser inseridos pelos correspondentes da empresa que possuem as senhas e acessos dos provedores.
Em caso de dúvidas acesse à central de ajuda ou entre em contato com o nosso suporte.
A integração proporcionada pela aplicação consiste em permitir que alunos matriculados em uma turma na Konviva acessem diretamente a sala de reuniões do sistema de web conferência, sem a necessidade de uma segunda autenticação (login/senha) neste sistema.
Confira algumas informações importantes sobre o a funcionalidade Provedores Síncronos:
- O Moderador de um curso síncrono é o palestrante ou moderador da sala de web conferência. Quando há mais de um moderador na turma, o primeiro cadastrado é enviado como palestrante para o sistema de web conferência. Lembre-se que o cadastro de um moderador deve ser feito manualmente.
- Fluxo dados (mão única): Konviva para Zoom e/ou Lector e/ou Lector_v1 e/ou Adobe Connect e/ou Webex e/ou Wiziq e/ou Url Externa e/ou Microsoft Teams. Ou seja, o Konviva não consome ou retém dados do sistema.
- Permite criar várias sessões para uma mesma turma. Cada reunião no Konviva é um agendamento de web conferência no sistema externo de web conferência.
- Exclusão ou alterações de reunião no Konviva refletem no sistema externo.
- Cada reunião agendada habilita na tela da sala de aula do aluno a opção de acesso e seu link aponta para a sala no sistema externo, que não permite acesso à sala sem exigir dados de login/senha, o gerenciamento da entrada na sala (bloqueio de horário, vagas esgotadas ou outra restrição) é de responsabilidade do sistema de web conferência. Ou seja, o Konviva apenas aponta o link de acesso para a sala da conferência, a partir daí o fluxo é gerenciado pelo sistema de externo.
Zoom
O Zoom é um serviço de videoconferência baseado em nuvem que você pode usar para se encontrar virtualmente com outras pessoas – por vídeo, somente áudio ou ambos – e permite gravar essas sessões para visualização posterior.
Caso deseje utilizar o Zoom integrado à Konviva basta acessar o passo a passo disponível em nossa central de ajuda clicando aqui.
Lector
Sistema utilizado para webconferências da empresa Lector.
WSDL e WSDL Service: informações fornecidas pelo Lector para configuração da conta Lector com o Konviva.Username: login do administrador da conta do Lector.Password: senha da conta do administrador do Lector.
Lector_v1Versão atualizada do sistema utilizado para webconferências da empresa Lector.
Parâmetro: E-mail ou CPF. Caso seja utilizado o CPF, todos os usuários devem ter CPF cadastrado no Konviva.
Account ID: Aqui deve ser preenchida a identificação da conta.
Username: Aqui deve estar o nome de usuário da conta Lector.
Password: Aqui deve ser escrita a senha da conta Lector escolhida.
Adobe Connect
O Adobe Connect é uma solução corporativa para comunicações, treinamentos, marketing, e-learning, colaboração on-line, webinars e conferência corporativa via internet.
Derivado do produto anteriormente conhecido como Macromedia Breeze, é um sistema seguro e flexível de comunicação via Web que permite às empresas, instituições de ensino e órgãos governamentais comunicar-se de maneira efetiva com seu público (colaboradores, alunos, clientes, fornecedores, etc).
Para saber como configurar o Adobe Connect na Konviva acesse o artigo a seguir disponível na central de ajuda: Provedores síncronos: Adobe Connect.
Webex
O Webex Meetings é o serviço de videoconferência mais popular do mundo para empresas, oferecendo compartilhamento de áudio, vídeo e conteúdo altamente seguro e integrado na nuvem Cisco Webex.
Os recursos de colaboração cognitiva, como Webex Assistant e People Insights, fazem com que a inteligência artificial automatize as tarefas.
Confira a descrição dos campos e opções disponíveis para a utilização desta ferramenta no Konviva:
- WebEx URL (sem http:// e sem / no final): endereço da conta do WebEx.
- WebEx Site ID (SID) e Partner ID (PID): informações da conta que devem ser preenchidas.
- WebEx username: login da conta do administrador do WebEx.
- WebEx password: senha da conta do administrador do WebEx.
Wiziq
O Wiziq é uma plataforma educacional para o ensino de classes virtuais, o principal diferencial dessa ferramenta é que ela tem um foco muito forte na modalidade de ensino à distância síncrono, ou seja, classes ao vivo em Webinars e Videoconferências. Veja as opções disponíveis para esta ferramenta na Konviva:
- Nome da conta: neste campo devem ser preenchido o título da conte.
- Access Key: neste campo deve ser inserido a chave de acesso da WizIQ fornecida pelo administrador da plataforma ou a empresa contratante.
- Secret Key: aqui deve ser inserida a chave secreta da conta WizIQ.
- Gravação: neste campo você pode selecionar se quer ou não que as sessões sejam gravadas.
URL Externa
Esta opção permite integração com provedores externos ainda não integrados nativamente à Konviva.
Para saber mais sobre URL Externa clique aqui e acesse ao artigo explicando como realizar a configuração.
Microsoft Teams
Desenvolvido para facilitar a comunicação e promover a colaboração entre pessoas e/ou equipes de uma empresa, o Microsoft Teams já é tido por muitos como uma das principais ferramentas para o sucesso do negócio.
Lançada no mercado em novembro de 2016, a solução está integrada ao já robusto conjunto de serviços e aplicações do Office 365.
Ao utilizá-la, você proporcionará um ambiente digital aberto e que favorece a diversificada força de trabalho dos dias de hoje.
Para configurar o acesso e integração ao Microsoft Teams na Konviva acesse o artigo em nossa central de ajuda clicando aqui.