Konviva | Webconferência com Hangouts do Google
É possível configurar Webconferência nas ferramentas da sala de aula, utilizando Google+ Hangouts, Google+ Hangouts on Air, ou por um Provedor Externo via URL.
Hangouts é um dos melhores serviços de bate-papos já criado na história da internet. O Hangout permite várias recursos adicionais para ser usado pelo usuário e pode ser usado da forma que o usuário bem desejar. Pode servir como videoconferência, bate papo com os amigos, fazer trabalho escolares, dentre outras funções. ¹O Hangouts On Air é um serviço do Google+, integrado ao YouTube, que permite a transmissão de conferências em vídeo chat com até dez pessoas a um número ilimitado de espectadores na internet. No Google+ é possível ver quais transmissões estão ocorrendo ao vivo ou iniciar o seu próprio Hangouts sem nenhuma dificuldade. ²
¹ Fonte Hangouts-tips
² Fonte Techtudo
Para utilizar a ferramenta, primeiro a Turma em questão precisa ter a Ferramenta de Colaboração Webconferência associada, definida na tela de edição da turma (ver video abaixo).
Em seguida, é preciso acessar a Sala de Aula da turma, e então Webconferência no menu à esquerda.
Clicando no botão + Nova Webconferência, defina as opções como Nome, Datas, e selecione um Tipo:
♦ Para uma conferência do tipo Google+ Hangouts, assista o vídeo abaixo para iniciar suas conversas.
♦ No caso do tipo Hangouts On Air, após criada a nova webconferência, deve-se:
- Abrir a webconferência e clicar em Iniciar HOA;
- Copiar o link da janela pop-up que abrir (depois já pode fechá-la), colar na tela da Webconferência e Salvar;
- A tela da webconferência mostrará novos botões, então deve-se clicar em Acessar; uma nova aba se abrirá, confirme o termo de acordo (faça login, se preciso) e clique em Participar;
- A webconferência estará disponível agora para os demais alunos da turma acessarem.
♦ No caso do tipo Provedor Externo via URL, por exemplo, uma live diretamente no YouTube:
- No YouTube, o host da conferência acessa o link: https://www.youtube.com/my_live_events e clica em + Novo evento ao vivo, define algumas configurações e clica em Ao vivo agora;
- Uma nova janela se abrirá, então clica em Iniciar Transmissão. Copiar o link da janela da webconferência.
- De volta à lista das webconferências da turma, abra a que foi criada como o tipo Provedor Externo via URL, cole o link e clique em Salvar;
- Agora basta Acessar a webconferência, da mesma forma que as demais.