Konviva | Integração ZOOM
Antes de iniciar, é importante lembrar que, para realizar a integração do zoom no Konviva, você precisa ter o perfil de administrador na Konviva e ter a conta paga do zoom para poder realizar a integração no Marketplace do Zoom.
Para integrar o ZOOM na Konviva, é necessário realizar as configurações da integração, veja como realizar o procedimento abaixo.
Acesse o menu Configurações > Configurador Geral > Provedores Síncronos:
Em ZOOM, selecione a opção "Ativado" e preencha os seguintes campos:
Email: Preencher com o e-mail utilizado no ZOOM.
“Redirect URL:”: Deverá ser preenchido com https://localhost/
Conforme a imagem de exemplo:
Após preencher as informações, agora precisamos do "Client ID", "Client Secret" e "Auth Code".
Que devemos pegar nas configurações do Zoom.
Para isso acesse a URL: https://marketplace.zoom.us/develop/create e vá até o menu "Develop > Build App" conforme a imagem:
Após clicar em Build App, será exibido uma tela solicitando para você aceitar os termos de licença de uso da API do ZOOM conforme a imagem abaixo:
Após clicar em "Agree" aparecerá a tela:
Clique em "General App", em seguida pressione o botão "Create".
Na tela a seguir, selecione a opção "Admin-managed" e salve as alterações:
Logo à diante, será exibida uma tela com o Client ID, Client Secret (informações necessárias para incluir no configurador geral na Konviva) e solicitando para você inserir o OAuth Redirect URL, que deve ser atribuída como "https://localhost" (assim como deverá ser preenchido também no configurador geral do LMS):
Após copiar os campos Client ID e Client Secret, deve-se informar na Konviva conforme tela abaixo:
Finalizando essa etapa, devemos retornar ao Zoom e clicar para continuar:
Agora você deverá clicar no menu "Scopes", conforme indicado a seguir:
Agora clique em "+ Add Scopes" conforme a imagem:
Na tela que será aparecer você deverá procurar por "Meeting" e na lista de produto selecionar "Meeting", depois clique em "Select All (All)" conforme a imagem:
Depois, será necessário repetir o mesmo procedimento para os demais products.
Execute a mesma ação para cada um dos seguintes:
- Accounts
- Team Chat
- Meetings
- Meeting
- User
- Webinar
- Rooms
- Room
E clique em "Done" para salvar.
Agora você terá que ir até o menu "Add Your App" > "Local Test" conforme a imagem:
Será aberto uma nova janela e você deverá clicar em "Allow"
Na URL deverá mostrar "https://localhost/?code=" e um código após o =.
Este código você deverá copiar e inserir no "Auth Code" lá no configurador geral da Konviva no campo Auth Code, no Konviva:
Clicar em Salvar e agora o ZOOM pode ser utilizado em reuniões como um provedor síncrono.
Sobre criação de reuniões e vinculo com HOSTs da ferramenta
Os Hosts do ZOOM são usuários cadastrados na conta com permissões para criação e atualização de reuniões via ZOOM ou via integração com outros sistemas (que é o caso).
Ao cadastrar uma reunião na sua turma, você deverá selecionar o host da sua conta Zoom.
Caso não apareça nenhum host, provavelmente é alguma configuração que não funcionou e recomendamos realizar todo o processo novamente ou você não possui hosts na sua conta.
Portanto, no momento de criação de reuniões, será obrigatória a seleção de pelo menos um destes Hosts como responsáveis pela reunião:
No caso de já existirem reuniões registradas em nome destes Hosts, ao definir o dia e horário na plataforma será acusado o conflito entre horários impedindo agendamento da reunião com o mesmo Host:
A ferramenta zoom possui algumas limitações de participantes por reunião.
É importante que no momento de aquisição seja verificado junto ao provedor qual o melhor plano para a demanda.