Konviva | Integração ZOOM
Antes de iniciar, é importante lembrar que, para realizar a integração do zoom no Konviva, você precisa ter o perfil de administrador no Konviva e ter a conta paga do zoom para poder realizar a integração no Marketplace do Zoom.
Para integrar o ZOOM no Konviva, é necessário realizar os seguintes passos:
Passo 1
Logar no Konviva com usuário administrador e ir em Administração > Configurador Geral > Provedores Síncronos:
Deve-se preencher os campos da seguinte forma:
“Email:” – Preencher com o e-mail que é utilizado para login no ZOOM.
“Redirect URL:” – Manter com o que está informado na imagem.
Para buscar os campos Client ID e Client Secret, realizar o Passo 2.
Passo 2
Acessar o zoom na URL:
https://marketplace.zoom.us/develop/create
Ir em: Develop > Build App
Depois de clicar em Build App, aparecerá tela solicitando autenticação:
Após realizar autenticação aparecerá a tela:
Clique em "General App", em seguida pressione o botão "Create".
Na tela a seguir, selecione o gerenciamento como "Admin-maneged" e salve as alterações:
Logo à diante, será exibida uma tela com o Client ID, Client Secret (informações necessárias para incluir no configurador geral na Konviva) e solicitando a OAuth Redirect URL, que deve ser atribuída como "https://localhost/" (assim como deverá ser preenchido também no configurador geral do LMS):
Após copiar os campos Client ID e Client Secret, deve-se informar na Konviva conforme tela abaixo:
Finalizando essa etapa, devemos retornar ao Zoom e prosseguir para "Scopes > Add Scopes", conforme indicado a seguir:
Passo 3
Voltar no ZOOM para preencher as Informações do APP. Para que o APP seja instalado é necessário preencher os seguintes campos de informação:
- Short Description
- Long Description
- Developer Contact Name
- Developer Contact Email
- Definir um Scopo(Passo 4)
Passo 4
Definir os SCOPES:
Nessa tela clicar em Add Scopes. Aparecerá a tela abaixo e deve-se selecionar exatamente conforme a imagem:
Após selecionar todas as 3 opções ir em User e selecionar todas as opções:
Clicar em Done e a tela do ZOOM pode ser fechada.
Passo 5
Para obtermos o Auth Code devemos:
Após o preenchimento de todos os requisitos, você pode ir para aba Install e clicar no botão install :
E em seguida solicitará autorização:
Copiar o final da URL, conforme imagem:
No exemplo da imagem aparece a URL https://localhost/?code=AJgkdCCmbv_YplCLGoVTRu9Ep-fSLkudg
Copiar somente o que está depois do code “AJgkdCCmbv_YplCLGoVTRu9Ep-fSLkudg” e colar no campo Auth Code, no Konviva:
Clicar em Salvar e agora o ZOOM pode ser utilizado em reuniões.
Sobre criação de reuniões e vinculo com HOSTs da ferramenta
Os Hosts do ZOOM são usuários cadastrados na conta com permissões para criação e atualização de reuniões via ZOOM ou via integração com outros sistemas (que é o caso).
Utilizando como exemplo a nossa conta da Konviva, temos três Host cadastrados:
Portanto, no momento de criação de reuniões, será obrigatória a seleção de pelo menos um destes Hosts como responsáveis pela reunião:
No caso de já existirem reuniões registradas em nome destes Hosts, ao definir o dia e horário na plataforma será acusado o conflito entre horários impedindo agendamento da reunião com o mesmo Host:
A ferramenta zoom possui algumas limitações de participantes por reunião. É importante que no momento de aquisição seja verificado junto ao provedor qual o melhor plano para a demanda.
Sentiu falta de algum detalhe? Possui mais dúvidas sobre esta integração?
Entre em contato com o suporte!