Konviva | Administrar Turmas
Sumário
1. Introdução
3.5. Frequência | Cidade | Local | Instrutores (Cursos presenciais ou blended)
3.6. Provedores Síncronos, Reuniões e Frequência (cursos síncronos)
⚓Antes de iniciar, é importante fixar as considerações abaixo:
- Todo curso precisa, obrigatoriamente, ter uma turma cadastrada.
- A turma precisa estar configurada com a situação “Ativo” para ser visualizada pelo aluno no Catálogo, Calendário e Trilhas.
- O aluno somente poderá efetuar matrícula se a turma estiver em período de inscrição ativo.
- A matrícula do aluno sempre é efetuada na turma.
- O aluno pode ter somente uma matrícula em andamento no mesmo curso.
A administração de turmas pode ser acessada de 2 formas distintas:
- Através da administração de cursos:
- Acesse no menu Aprendizagem > Cursos > Administrar Cursos;
- Localize o curso pela listagem ou utilize o campo de pesquisa;
- Clique sobre o ícone de turmas (três avatares)
- O sistema exibirá a listagem de turmas caso existirem.
- Através da administração de turmas:
- Acesse o menu Aprendizagem > Turmas > Administrar Turmas, o sistema exibirá todas as turmas cadastradas;
- É possível filtrar a pesquisa informando o nome do curso ou da turma que está sendo procurada;
- O sistema exibirá a listagem de turmas caso existir uma ou mais turmas que sejam condizentes com o filtro.
⚓Cadastrar Turma
Para este exemplo, iremos realizar o cadastro de turma através do acesso via Administração de turmas.
Para criar uma nova turma clique em Cadastrar Turma e o sistema exibirá uma lista de cursos para associar à Turma.
Selecione o curso e clique em confirmar para prosseguir na criação.
Após confirmado você conseguirá visualizar a tela para realizar a criação da turma
⚓Configurações básicas
Inicie pelas configurações gerais, preenchendo os campos conforme orientações abaixo:
⚓1. Informações Gerais:
- Nome da Turma: campo obrigatório, é necessário informar o nome da turma;
-
Tipo de Turma:
- Periódica: caracteriza-se por uma turma cujo período de realização é definido por data de início e fim. O tempo de vigência da matrícula para que o aluno conclua os seus estudos ocorre dentro desse período. Todos os alunos iniciam e terminam o curso na mesma data;
- Contínua: o tempo de duração da turma é definido em dias. Cada aluno inicia o curso em datas diferentes, mas terão nº dias para encerrar os estudos. A contagem do tempo em dias inicia a partir da data que foi realizada a matrícula. Só é possível cadastrar turmas contínuas em cursos do tipo a distância e prova.
- Situação Ativa/Inativa: turmas inativas ficam indisponíveis de visualização para aluno;
- Vagas: as vagas configuradas limitam as matrículas na turma; se estiver em branco as vagas serão ilimitadas;
- Mínimo de Vagas: caso seu curso possua um mínimo de matrículas na turma; se estiver em branco não será configurado o mínimo de vagas.
- Período de Realização: caso o tipo de turma selecionado seja Contínua você deve informar o número de dias que o aluno terá para realizar a conclusão da matrícula. Caso o tipo selecionado seja Periódica você deve informar a data inicio e fim da turma.
-
Permitir aluno acessar turma após encerramento: define se o aluno continua a visualizar os conteúdos após a conclusão de sua matrícula, incluindo as avaliações respondidas por ele; neste caso, o aluno poderá acessar o curso pelo Histórico pelo botão “Acessar”, porém como o curso já está encerrado ele não poderá responder avaliações, mas pode continuar interagindo pelas ferramentas de colaboração.
- É possível determinar o período que o aluno poderá acessar a sala de aula após concluir o curso. Esse período pode ser restringido por dias ou data limite. Caso os campos sejam deixados em branco, não haverá limite para o acesso do aluno.
- Ativar a nova sala de aula: caso o seu ambiente possua ativado a nova sala de aula, você pode habilitar ativando aqui, assim a nova sala de aula será exibida para os alunos.
Exemplos:
Exemplo 1: Caso seja configurado 30 dias de acesso, a partir do momento em que o aluno concluiu o curso ele terá 30 dias para acessar a a sala de aula pelo histórico.
Exemplo 2: Configurando data limite para 25/12/2015, a partir desse dia o aluno não pode mais acessar a sala de aula.
Exemplo 3: Supondo que o aluno concluiu seu curso no dia 10/11/2015 e a turma em que o aluno está matriculado possui a configuração abaixo:
Sendo assim o seu acesso estará liberado até o dia 25/11/2015 (pois os 15 dias terminaram antes da data limite).
Lembrando que para todos os exemplos acima, ao finalizar o prazo, o botão de Acessar não será mostrado no histórico do aluno.
⚓2. Matrículas
- Matrícula: Se a turma for configurada “Com aprovação”, a solicitação de matrícula do aluno deverá ser aprovada ou rejeitada pelo administrador ou gestor. Se a turma for configurada “Sem aprovação, a matrícula é automática.
- Lista de espera: A turma pode ter lista de espera ou não. Se for selecionada a opção “Sem lista” ao encerrar o número de vagas da turma não será mais mostrado o botão “Matricular” para o aluno no catálogo e calendário. Se for selecionada a opção “Manual” ao encerrar o número de vagas da turma será mostrado o botão “Lista de espera” para o aluno no catálogo e calendário. Ao clicar neste botão, o nome do aluno será colocado em uma lista de espera que o administrador ou o gestor deverão gerenciar manualmente (Matricular > Lista de Espera). Se for selecionada a opção “Automática”, ao encerrar o número de vagas da turma será mostrado o botão “Lista de espera” para o aluno no catálogo e calendário. Ao clicar neste botão, o nome do aluno será colocado em uma lista de espera e quando houver liberação de vaga na turma, o aluno será automaticamente matriculado. A prioridade de matrícula é por ordem de chegada, ou seja, os primeiros alunos que entraram na lista de espera serão os primeiros a serem matriculados.
-
Início a partir do primeiro acesso (Turmas do tipo Contínua): A data de início da matrícula será no primeiro acesso do aluno na sala de aula.
-
Acesso antecipado (para cursos Presenciais, Síncronos e Blended): permite que a Sala de Aula seja acessada antes da data de início da turma. Neste caso, os alunos poderão acessar as ferramentas de interação (Fórum, Biblioteca, etc.) e visualizar todos os itens de conteúdo. Porém, não será registrada a interação com o conteúdo. Caso algum item do conteúdo não possa ser visualizado pelo aluno será necessário utilizar a configuração do “Plano de Aula” da turma.
- Permitir aluno cancelar a matrícula: Caso selecione "Não permite" o sistema não deixará o aluno cancelar a matrícula diretamente, em "Somente antes de iniciar a turma" permite que o aluno cancele a matricula somente quando a turma estiver com status "aguardando início", esta configuração é aplicável somente em turmas periódicas, e se selecionado "em qualquer momento" irá permitir o aluno cancelar a matrícula em qualquer momento da realização do curso.
- Prova Necessita de liberação (Somente em turmas de cursos do tipo Prova): Nela é possível configurar se a prova necessita a liberação do monitor para que o aluno tenha acesso à avaliação. O monitor acessa área de liberação de provas, realiza a busca por curso, turma e/ou aluno e libera a prova na data desejada para um ou mais alunos.
- Ficha: Caso seu curso possua uma ficha de inscrição, você deve selecionar aqui (para entender mais sobre ficha de inscrição leia o artigo: Ficha de Inscrição)
⚓4. Conclusão do Curso
A conclusão de curso pode ser configurada realizando várias combinações:
- Se selecionada a opção “Permitir aluno finalizar o curso a qualquer momento” significa que o aluno poderá concluir o curso manualmente antes da turma expirar, mesmo sem estar aprovado ou não ter navegado por todo o conteúdo do curso.
- Se selecionada a opção “Permitir aluno finalizar o curso quando atender um dos critérios abaixo.” e selecionar:
- 100% de andamento no conteúdo e status aprovado, significa que o aluno deverá ter navegado por todo o conteúdo e ter obtido aproveitamento suficiente para aprovar no curso. Somente quando atingir esta condição, o sistema concluirá o curso de forma automática. Caso o aluno não atenda este critério, o sistema concluirá o curso automaticamente quando a turma expirar.
- 100% de andamento no conteúdo (aprovado ou reprovado), significa que o aluno deverá ter navegado por todo o conteúdo, independente se atingiu ou não o status de aprovado. O sistema concluirá o curso de forma automática independente do aluno estar aprovado ou reprovado no curso. Caso o aluno não atenda este critério, o sistema concluirá automaticamente o curso quando a turma expirar.
Também é possível combinar as regras de conclusão simultaneamente. Para isso, o administrador pode selecionar a opção para que o aluno possa concluir o curso manualmente e também selecionar a opção para que o sistema conclua automaticamente assim que atingir 100% de andamento e com status de aprovação. Em combinações como essa, se o aluno não concluir de forma manual, o sistema concluirá automaticamente quando atender o critério selecionado. Se o mesmo nunca atingir os critérios configurados, o sistema concluirá o curso automaticamente quando a turma expirar. Caso nenhuma configuração seja selecionada, o curso será concluído para todos os alunos automaticamente quando a turma expirar.
⚓5. Tutores ou Monitores
Sistema exibe a lista de tutores (blended), instrutores (presenciais) e/ou moderadores (síncrono) que foram previamente cadastrados no sistema com estes perfis.
Selecione os usuários e arraste para área de tutores associados. Estes usuários serão responsáveis pela gestão das notas, controle de frequência e moderação das ferramentas de colaboração que foram habilitadas para turma e liberação de provas (monitor).
⚓5. Frequência | Cidade | Local | Instrutores (Cursos presenciais ou blended)
- Adicione aulas, informando o nome da aula, data, horário, instrutor responsável;
- Selecione um local para sala de aula, entre a lista de locais previamente cadastrados;
- Selecione o instrutor para a aula;
- Tipo de frequência: é possível configurar o tipo da frequência. Se configurado o tipo “Por aula”, a lista de frequência é mostrada por aula. Se configurado o tipo “Global”, é possível inserir o total da frequência do aluno na turma por meio de um percentual de frequência.
- Cidade: você pode informar a cidade para a turma facilitando a busca para o aluno no catálogo.
⚓6. Provedores Síncronos, Reuniões e Frequência (cursos síncronos)
- Selecione o provedor síncrono que será usado. Esse provedor é previamente cadastrado no sistema em Administração;
- Adicione reuniões, informando o nome da reunião, data, horário e moderador responsável;
- No(s) dia(s) e horário(s) agendado(s), o sistema habilitará na área de sala de aula o botão de “Acessar reunião”, para que os participantes acessem a sala de reuniões da ferramenta de webconference integrada ao Konviva.
- Tipo de frequência: é possível configurar o tipo da frequência. Se configurado o tipo “Por aula”, a lista de frequência é mostrada por aula. Se configurado o tipo “Global”, é possível inserir o total da frequência do aluno na turma por meio de um percentual de frequência.
⚓7. Responsáveis da Turma
Sistema exibe a lista de responsáveis da turma que foram previamente cadastrados no sistema com estes perfis.
Selecione os usuários e confirme.
⚓Configurações avançadas
-
Descrição: campo opcional, visualizado apenas pelos administradores;
-
Ferramentas de Colaboração: o administrador pode definir as ferramentas de interação que serão habilitadas na sala de aula. Turmas de cursos do tipo Prova não possuem essa configuração.
-
Validade da matrícula: Esta validade é comumente utilizada em turmas de cursos associados em trilhas de certificação. Se configurada a validade, ao expirar a validade da matrícula na turma, o aluno perde a certificação na trilha.
-
Certificado: quando o certificado é publicado na turma, cada turma pode acessar o seu certificado específico, não tendo acesso aos certificados de outras turmas. Se houver um certificado publicado no curso e também um certificado publicado na turma deste mesmo curso, o aluno acessará o certificado da turma (sempre prevalecerá o da turma).
-
Catálogo:
-
- Divulgar: Se a turma será exibida ou não no catálogo, calendário e trilha para aluno realizar matrícula;
- Público-Alvo: seleciona o Público-Alvo restringindo a visualização da turma.
- Selecionar Unidades: a opção “Selecionar unidades” restringe a visualização da turma no Catálogo e Calendário somente para alunos que pertencerem à(s) Unidade(s) selecionada(s).
-
- Link externo:Ao associar uma turma no módulo e-Commerce é criado automaticamente um link de acesso à turma para o aluno efetuar diretamente a matrícula. Este link também é visualizado no cadastro da turma no módulo de Aprendizagem. O link deve ser divulgado pelo administrador para os alunos efetuarem a matrícula.
-
Vagas de Matrícula por Unidades: Você pode limitar o numero de matrículas para unidades específicas, para isso você deve habilitar o controle de limite de vagas e selecionar a unidade e informar o número de matrículas.
- Permissões
Você pode sobrescrever as configurações de permissões dos perfis e unidades - Desempenho
Você pode ocultar as informações do desempenho para o aluno na sala de aula
Quer saber mais sobre? Acesse o(s) curso(s) relacionado(s) ao assunto na Academia Konviva: