Konviva | Plano de Aula
O objetivo da ferramenta ” Plano de Aula”, consiste em flexibilizar a disponibilização de conteúdo.
Por padrão, na Konviva as configurações de conteúdo estão diretamente associadas ao curso (sequenciamento e peso).
O plano de aula, permite customizar estas configurações de aula para cada turma, permitindo que você disponibilize parte daquele conteúdo, que você crie uma linearidade diferenciada da que foi feita para o curso todo e até mesmo estabelecer uma agenda para realização de cada aula.
Quem possui acesso ao plano de aula: Administrador, Tutor, Moderador e Instrutor.
Principais regras: as configurações realizadas através do plano de aula, se aplicam exclusivamente para a turma, não afetando as demais. Você pode ocultar itens de conteúdo, configurar a disponibilidade e visibilidade utilizando as métricas de aproveitamento, andamento ou relacionando dependências (pré-requisitos) com outros itens de conteúdo.
Você pode usar apenas uma destas regras ou aplicar mais de uma simultaneamente.
Configurações possíveis:
- (1) Sequenciamento: a configuração de sequenciamento permite definir a obrigatoriedade de realização daquele conteúdo e se marcado de forma linear, estabelece a linearidade na realização dos conteúdos. Por se tratar do plano de aula, a configuração será aplicada apenas na turma em que você estiver presente.
- (2) Peso: define o peso que será utilizado para o cálculo do aproveitamento. Peso zero (0) desconsidera a atividade no cálculo e a partir do peso um (1) em diante, considera.
- (3) Ocultar/visualizar item: representado pelo ícone em formato de olho, permite ocultar os itens de conteúdo para os alunos daquela turma. Se o item for ocultado, ele não será levado em consideração no cálculo do aproveitamento, mesmo que ele já tenha sido realizado por algum aluno. Se ele for habilitado, passará a contar no cálculo do aproveitamento.
- (4) Disponibilidade: a disponibilidade permite configurar quando o item de conteúdo estará disponível para realização. Desta forma, o item permanece visível para o aluno e contando no cálculo de seu aproveitamento. É possível configurar a disponibilidade utilizando as seguintes métricas: Número de dias para acesso (no caso de turmas contínuas)/ Período de Acesso (no caso de turmas periódicas): esta configuração permite definir quando o item estará disponível para realização. No caso de turmas continuas, você pode definir a disponibilidade a partir do inicio da turma. Exemplo: se a turma possui 30 dias para realização e você deseja liberar 3 módulos, porém de 10 em 10 dias. Neste caso o módulo 1 deveria ficar liberado, com o “número de dias para acesso” vazio. O módulo 2, teria o “número de dias para acesso” configurado com 10 dias, portanto a partir do inicio da turma, somente 10 dias depois, o aluno teria acesso a este módulo. E por fim, o módulo 3 que deveria ter o “número de dias para acesso” configurado com 20 dias, ou seja, o aluno acessaria este módulo dez dias após a liberação do módulo 2 e 20 dias após o inicio da turma. No caso de turmas periódicas, basta selecionar uma data inicio, fim ou um período para restringir o acesso ao item. Neste caso, se configurada apenas uma data de inicio, significa que o aluno terá acesso àquele conteúdo, apenas a partir daquela data. Caso seja configurado apenas uma data fim, significa que o aluno terá acesso ao conteúdo até aquela data. E, se configurado um período, ou seja, uma data de inicio e fim, significa que o aluno terá acesso ao conteúdo dentro daquele período estabelecido. Faixa de Andamento: nestes dois campos você poderá configurar o percentual de andamento necessário para que o aluno possa acessar o item de conteúdo. Se preenchido apenas o primeiro campo significa que ele pode acessar o item de conteúdo a partir do momento que obter x% de andamento, antes de atingir esse percentual, o item ficará indisponível. Também é possível configurar preenchendo apenas o segundo campo, o que significa que o aluno terá acesso ao conteúdo se atingir até x% de andamento. Ou se preenchidos os dois campos, o aluno terá acesso ao item de conteúdo se estiver dentro do intervalo configurado. Faixa de Aproveitamento: nestes dois campos você poderá configurar o percentual de aproveitamento necessário para que o aluno possa acessar o item de conteúdo. Se preenchido apenas o primeiro campo significa que ele pode acessar o item de conteúdo a partir do momento que obter x% de aproveitamento, antes de atingir esse percentual, o item ficará indisponível. Também é possível configurar preenchendo apenas o segundo campo, o que significa que o aluno terá acesso ao conteúdo se atingir até x% de aproveitamento. Ou, se preenchidos os dois campos, o aluno terá acesso ao item de conteúdo se estiver dentro do intervalo configurado. Habilitar pré-requisitos: ao habilitar pré-requisitos, você poderá escolher itens de conteúdo daquele curso e torná-los pré-requisitos para que o aluno tenha acesso àquele que você está configurando. Por exemplo: você possui uma avaliação final, mas deseja que o aluno tenha acessado no mínimo os dois primeiros vídeos da árvore de conteúdo. Utilizando esta funcionalidade, basta selecionar os dois vídeos e o aluno somente terá acesso a avaliação final, se tiver assistido os dois primeiros vídeos, caso contrário a avaliação não será disponibilizada.
- (5) Visibilidade: a visibilidade permite configurar quando o item de conteúdo estará visível na árvore de conteúdo. Desta forma, diferente da configuração de disponibilidade, o item fica oculto para o aluno e sem contar no cálculo de seu aproveitamento. É possível configurar a visibilidade utilizando as seguintes métricas: Número de dias para acesso (no caso de turmas contínuas)/ Período de Acesso (no caso de turmas periódicas): esta configuração permite definir quando o item estará visível para o aluno. No caso de turmas continuas, você pode liberar a visualização de um item de conteúdo a partir do inicio da turma. Exemplo: se a turma possui 30 dias para realização e você deseja liberar a visualização de 3 módulos, porém de 5 em 5 dias. Neste caso o módulo 1 deveria ficar liberado, com o “número de dias para acesso” vazio. O módulo 2, teria o “número de dias para acesso” configurado com 5 dias, portanto a partir do inicio da turma, somente 5 dias depois, o aluno poderia ver o conteúdo na árvore. E por fim, o módulo 3 que deveria ter o “número de dias para acesso” configurado com 10 dias, ou seja, o aluno veria este módulo 5 dias após a liberação do módulo 2 e 10 dias após o inicio da turma.No caso de turmas periódicas, basta selecionar uma data inicio, fim ou um período para restringir a visualização do item. Neste caso, se configurada apenas uma data de inicio, significa que o aluno terá acesso àquele conteúdo, apenas a partir daquela data. Caso seja configurado apenas uma data fim, significa que o aluno terá acesso ao conteúdo até aquela data. E, se configurado um período, ou seja, uma data de inicio e fim, significa que o aluno terá acesso ao conteúdo dentro daquele período estabelecido. Faixa de Andamento: nestes dois campos você poderá configurar o percentual de andamento necessário para que o aluno possa visualizar o item de conteúdo. Se preenchido apenas o primeiro campo significa que ele pode visualizar o item de conteúdo a partir do momento que obter x% de andamento, antes de atingir esse percentual, o item ficará invisível. Também é possível configurar preenchendo apenas o segundo campo, o que significa que o aluno poderá visualizar o conteúdo se atingir até x% de andamento. Ou se preenchidos os dois campos, o aluno poderá visualizar o item de conteúdo se estiver dentro do intervalo configurado.Faixa de Aproveitamento: nestes dois campos você poderá configurar o percentual de aproveitamento necessário para que o aluno possa visualizar o item de conteúdo. Se preenchido apenas o primeiro campo significa que ele pode visualizar o item de conteúdo a partir do momento que obter x% de aproveitamento, antes de atingir esse percentual, o item ficará invisível. Também é possível configurar preenchendo apenas o segundo campo, o que significa que o aluno poderá visualizar o conteúdo se atingir até x% de aproveitamento. Ou, se preenchidos os dois campos, o aluno poderá visualizar o item de conteúdo se estiver dentro do intervalo configurado. Habilitar pré-requisitos: ao habilitar pré-requisitos, você poderá escolher itens de conteúdo daquele curso e torná-los pré-requisitos para que o aluno possa visualizar aquele que você está configurando. Por exemplo: você possui uma avaliação final, mas deseja que o aluno somente a visualize se ele já realizou as avaliações de todos os módulos, basta selecionar as avaliações que desejar e o aluno somente terá acesso a avaliação final, se tiver realizado e concluído todas as avaliações anteriores, caso contrário a avaliação final não se tornará visível (isto poderia ser utilizado para liberar uma prova de recuperação por exemplo).
Lembre-se: As configurações no plano de aula predominam perante as configurações do curso.
– Disponibilidade permite visualizar o item, conta no aproveitamento do aluno levando em consideração os pesos, porém restringe o acesso.
– Visibilidade não permite a visualização e não conta no aproveitamento do aluno até que o item seja visível para o mesmo.