Konviva | Conheça todos os perfis da Konviva
Para que o usuário tenha uma boa navegabilidade na plataforma, existem diferentes perfis que podem ser atribuídos a ele de acordo com o perfil ocupacional e o nível de gestão que o administrador veja ser interessante que ele tenha.
Para isso, a primeira coisa a se saber é que podemos atribuir um perfil a um usuário de forma manual ou via planilha de importação. Para o processo de associação via importação, tratamos em um outro artigo: https://suporte.senior.com.br/hc/pt-br/articles/38400108500116-Konviva-Importa%C3%A7%C3%A3o-de-Perfis.
Abaixo, segue a maneira manual:
Apenas usuário com o perfil de administrador possui a permissão para cadastro de todos os perfis em um usuário. Acessando então com o login de um usuário que tenha esse perfil, vá no menu ADMINISTRAÇÃO>USUÁRIOS. Clique no botão para "adicionar um novo usuário", na tela seguinte que aparecerá, se você descer a barra de rolagem, verá todos os perfis que podem ser atribuídos:
Perfil Administrador
Gerencia todas as funcionalidades do sistema e atua em todas as unidades.
Para configurar esse perfil selecione a flag de "Administrador" e o associe a pelo menos uma unidade:
O perfil será administrador geral da plataforma mesmo que seja associado a apenas uma única unidade, ou seja, você não precisa selecionar mais de uma unidade para esse perfil.
Abaixo, segue imagem com os menus que o administrador acessa e sua home:
- Menu ADMINISTRAÇÃO: cadastro e edição de unidades, usuários, setores, cargos, público-alvo, termo de aceite e acesso à central de importação;
- Menu APRENDIZAGEM: gestão de todos os módulos de aprendizagem (catálogos, bibliotecas, cursos, turmas, trilhas, acompanhamento de usuários certificados, lista de interesse, solicitação de matrícula, pílulas de conhecimento, requisição de cursos, cursos extras, cadastro de sala de aula física e recursos físicos, acesso ao calendário, configuração de tags);
- Menu REPOSITÓRIO: cadastro de conteúdos, avaliações e certificados. Configuração de permissão de utilização dos mesmos por administradores de unidade;
- Menu COMUNICAÇÃO: cadastro de destaques, banners, FAQ, correio, fale conosco, configuração de notificações de sistema, posts, pesquisa e fórum;
- Menu COLABORAÇÃO: cadastro de comunidades e rede social da plataforma (o módulo Colaboração precisa estar habilitado para que esse menu apareça);
- Menu GAMIFICAÇÃO: cadastro de desafios, missões, jornadas, campanhas, administração de pontos, criação de loja com produtos para resgates de prêmios pelos usuários (o módulo Gamificação precisa estar habilitado para aparecer esse menu);
- Menu RELATÓRIOS: acesso aos relatórios padrões da plataforma, de log e possibilidade de criação de relatórios personalizados;
- Menu CONFIGURAÇÕES: acesso a diversas personalizações que afetam o comportamento da plataforma, bem como layout, tipos de portais de acesso, cadastro de tour, e habilitação ou não dos módulos.
Para mais informações, acesse: https://suporte.senior.com.br/hc/pt-br/articles/38514252647828-Konviva-Perfil-Administrador.
Perfil Administrador de Curso
Gerencia cursos.
Para configurar esse perfil selecione a flag de "Administrador de curso" e o associe a todas as unidades em que o usuário deverá ter esse perfil:
- Cadastra recursos em bibliotecas já existentes;
- Cadastra cursos e conteúdos;
- Cadastra avaliações e banco de questões;
- Visualiza cursos cadastrados apenas por ele;
- Tem acesso a relatórios referentes aos cursos cadastrados por ele.
Home do administrador de curso:
Perfil Administrador de Unidade
O administrador de unidade tem o acesso muito similar ao administrador geral, porém restrito às unidades as quais o perfil está associado.
- Adiciona usuários e faz edição manualmente e via importação;
- Cadastra catálogo, trilhas, cursos, turmas e conteúdos;
- Cadastra avaliações e banco de questões;
- Visualiza cursos, turmas, conteúdos cadastrados pelo administrador, desde que ele libere a permissão de visualização;
- Administra solicitações de matrícula e lista de interesse de usuários de sua unidade;
- Cadastra de destaque, banner, pesquisa para usuários de sua unidade;
- Tem acesso a relatórios referentes aos cursos cadastrados por ele.
Home do administrador de unidade:
Perfil Aluno
O perfil aluno, ao contrário dos demais perfis que conseguimos associá-los a mais de uma unidade, é possível ser associado somente a uma unidade. Quando clicar no "+", abrirá a possibilidade de selecionar apenas uma unidade.
- Acessa as turmas que está matriculado, conteúdo, avaliações e ferramentas interativas e de tutoria disponíveis na turma;
- Acessa catálogo para matricular-se ou solicitar aprovação de matrícula, conforme o fluxo configurado pelo administrador no cadastro da turma;
- Pode se inscrever em lista de interesse de curso (se habilitada pelo administrador) e lista de espera das turmas com vagas esgotadas;
- Acessa sala de aula e as ferramentas configuradas para interação da turma;
- Visualiza em destaques avisos gerais do sistema, publicados pela administração;
- Acessa seu histórico de curso e trilhas;
- Acessa trilhas configuradas para o seu perfil e relatórios sobre o seu desempenho nos cursos e trilhas;
- Quando habilitado o módulo colaboração, visualiza e acessa as comunidades.
Home do aluno:
Perfil Autor
O usuário que tenha esse perfil pode ser autor em quantas unidades forem preciso. esse perfil é adicionado ao curso para que o usuário possa inserir conteúdos feitos por ele.
- Cadastro de conteúdos em curso que esteja associado e em biblioteca;
- Cadastro e administração de avaliações e banco de questões;
- Acessa ferramentas interativas (fórum, correio, pesquisa, e social do módulo colaboração);
- Gerar relatórios relativos aos cursos em que está associado.
Home do autor:
Para que o gestor possa acompanhar equipes que estejam em diferentes unidades, precisam ser associadas a ele todas as unidades onde ele precise visualizar sua equipe:
- Administra e adiciona usuários;
- Cadastra recursos em bibliotecas;
- Adiciona e aprova cursos extras de seus subordinados;
- Adiciona e aprova requisição de curso de seus subordinados;
- Acessa avaliação de comportamento;
- Aprova as solicitações de matrículas de seus subordinados;
- Associa seus subordinados às trilhas de aprendizagem (feita através do catálogo);
- Acessar informações dos catálogos;
- Gerencia matrículas de seus subordinados nos cursos disponibilizados no catálogo;
- Acessa ferramentas interativas (fórum, correio, pesquisa, e social do módulo colaboração);
- Visualiza ranking no módulo gamificação;
- Acessa os relatórios da área de aprendizagem com dados de seus subordinados.
Para saber mais sobre o perfil Gestor, acesse: https://suporte.senior.com.br/hc/pt-br/articles/38514199023892-Konviva-Perfil-Gestor
Você precisa associar o perfil a todas as unidades em que o usuário terá o papel de professor, assim ele poderá ser associado em todos os cursos dessas unidades.
- Visualiza lista de turmas que é responsável e acessa a “sala de aula”;
- Visualiza e exclui avaliações realizadas de seus alunos que ainda não concluíram o curso (via relatório de acompanhamento das avaliações);
- Visualiza nota dos alunos em conteúdo online;
- Gerencia as ferramentas da sala de aula (fórum, biblioteca, enquete, grupos, correio, FAQ, avisos da turma)
- Acessa relatórios com dados referentes as suas turmas
- Atribui nota, controla a frequência dos alunos (área de desempenho) e corrige avaliações.
Perfil Moderador
Você precisa associar o perfil a todas as unidades em que o usuário terá o papel de professor, assim ele poderá ser associado em todos os cursos dessas unidades.
- Visualiza a lista de turmas que é responsável e acessa a “sala de aula”;
- Visualiza e exclui avaliações online realizadas de seus alunos que ainda não concluíram o curso (via relatório de acompanhamento das avaliações);
- Visualiza nota dos alunos em conteúdo online;
- Gerencia as ferramentas da sala de aula (fórum, biblioteca, enquete, grupos, correio, FAQ, avisos da turma);
- Acessa relatórios com dados referentes as suas turmas;
- Acessa área de desempenho e atribui nota, controla a frequência dos alunos (quando a opção de aprovação por nota do moderador estiver ativa na configuração do curso);
- Corrige avaliações.
Perfil Monitor
Você precisa associar o perfil a todas as unidades em que o usuário terá o papel de professor, assim ele poderá ser associado em todos os cursos dessas unidades.
Para que o monitor possa definir data (início e fim) e horário em que a prova estará liberada para o aluno, é necessário que a opção “necessita liberação” seja ativada pelo administrador quando ele faz o cadastro da turma. Caso contrário, não haverá necessidade de liberação da prova pelo monitor e o aluno poderá realizá-la enquanto sua matrícula estiver vigente, não havendo ação para o monitor realizar.
Home do monitor:
Perfil Responsável de Turma
Este é um perfil que possui os mesmos acessos de um professor (como no caso dos perfis tutor, instrutor, moderador), porém, acrescentamos algumas permissões nele. Ele também precisa ter associado quais as unidades o usuário terá esse tipo de acesso:
- Acessa catálogos e realiza matrícula de usuários que sejam de sua unidade;
- Faz gestão dos usuários das unidades em que é responsável;
- Cria nova biblioteca e cadastra recursos em bibliotecas existentes;
- Visualiza lista de turmas que é responsável e acessa a “sala de aula”;
- Adiciona turmas em cursos já existentes e o administrador tenha colocado como responsável;
- Visualiza e exclui avaliações realizadas de seus alunos que ainda não concluíram o curso (via relatório de acompanhamento das avaliações);
- Visualiza nota dos alunos em conteúdo online;
- Faz a gestão das ferramentas interativas configuradas para a turma sob sua responsabilidade (fórum, biblioteca, enquete, grupos, correio, FAQ, avisos da turma, webconference);
- Acessa relatórios com dados referentes às suas turmas;
- Atribui nota (área de desempenho) e corrige avaliações.
Home do responsável de turma:
Perfil Tutor
É o professor que atua em turmas de cursos à distância ou blended.
Você precisa associar o perfil a todas as unidades em que o usuário terá o papel de professor, assim ele poderá ser associado em todos os cursos dessas unidades.
- Visualiza lista de turmas que é responsável e acessa a “sala de aula”;
- Visualiza e exclui avaliações realizadas de seus alunos que ainda não concluíram o curso (via relatório de acompanhamento das avaliações);
- Visualiza nota dos alunos em conteúdo online;
- Faz a gestão das ferramentas interativas configuradas para a turma sob sua responsabilidade (fórum, biblioteca, enquete, grupos, correio, FAQ, avisos da turma, webconference);
- Acessa relatórios com dados referentes às suas turmas;
- Atribui nota (área de desempenho) e corrige avaliações.
Home do tutor: