Para realizar uma importação de matrículas você deve acessar o menu Administração > Importações > Via Interface e selecione a opção 6. Matrículas.
Atenção!A importação de matrículas não contempla a atualização de matrículas, a importação realiza apenas somente a inclusão de novas matrículas. Exemplo: ao importar matrículas concluídas o sistema não atualizará as matrículas que ainda estão em andamento.
Passo 1
Primeiramente você deve baixar o template da importação em Excel clicando no botão "Baixar arquivo", e deve ser salvo em formato CSV.
Clicando em "Padrão de importação" você conseguira visualizar os campos que devem ser inseridos na planilha de importação e quais os dados que devem ser preenchidos:
Exemplo de planilha preenchido:
No primeiro exemplo acima será realizado uma importação da matricula do aluno 00000000001 no curso C01 e na turma "Turma 01", ele ficará com o status matriculado no curso, sendo a data de realização a data que foi realizada a matricula.
No segundo exemplo será importado uma matricula já concluída, devido ao status de matrícula ser 1 e o status de aprovação 1, tendo 100% de aproveitamento e com data de conclusão no mesmo dia da matrícula.
Obrigatoriamente os seguintes campos devem ser preenchidos: Código do Curso, Nome da Turma, Identificador do usuário, Status de Matrícula, Status de Aprovação, Aproveitamento (%), Frequência (%), Data realização e Data Conclusão.
Com a sua planilha preenchida e revisada, você agora deve enviar o seu arquivo .csv clicando no botão "Procurar..." e clicar no botão para o próximo passo.
ATENÇÃO: Por questões de estabilidade na importação durante o procedimento, recomendamos que o arquivo de importação (.csv) não ultrapasse a 5MB, pois pode haver uma demora no processamento e erro durante a importação.
Passo 2
Neste segundo passo você deve informar os dados do Delimitador do arquivo CSV, por padrão o excel exporta como CSV com o delimitador por: "Delimitado por Ponto e Vírgula", caso você tenha exportado por outro tipo de delimitador você deve selecionar como foi exportado.
Origem do arquivo: Em origem do arquivo deve ser informado o tipo de codificação dos caracteres, por padrão o excel exporta em "Windows (ANSI)". Importante:Caso você selecione a origem do arquivo diferente do arquivo, pode ocorrer alteração em caracteres especiais como acentos (por exemplo, seu arquivo está codificado em UTF8 e a origem do arquivo está "Windows (ANSI)"), ocorrendo a duplicidade de alguns dados.
Com as configurações selecionados podemos prosseguir para o próximo passo clicando em
Etapa 3
Nesta terceira etapa você deve mapear os campos do sistema com o campos da sua planilha.
Atenção:Lembre-se de corresponder exatamente com os dados, pois qualquer alteração poderá realizar uma importação errada.
Após mapeados os dados, clique em próximo e aguarde a importação finalizar.
Ao final do processo o sistema emite relatório com detalhamento da importação.