GKO FRETE – Integração de dados - Nota Fiscal rejeitado(a) não foi encontrado(a) para ser associado(a) em Item de CTE
Incidente
Ao integrar um arquivo de nota fiscal, é exibida a mensagem: Nota Fiscal rejeitado(a) não foi encontrado(a) para ser associado(a) em Item de CTE:
Causa
A mensagem é apresentada, pois ocorre devido a dados conflitantes entre o CT-e e a nota fiscal, como número da nota, série, emitente, transportadora ou ausência da chave de acesso na nota fiscal. Como resultado, a nota é marcada como rejeitada.
Solução
Para que a mensagem não seja apresentada, é necessário verificar alguns pontos importantes, tais como;
1. Verificar se a nota fiscal está corretamente registrada no GKO, conferindo se o código, a série, o emitente e a transportadora estão de acordo com os dados presentes no arquivo da nota fiscal;
2. Nos casos em que o CT-e for integrado na linha de redespacho, é fundamental avaliar qual transportadora está sendo utilizada, pois ela deve ser a mesma informada no arquivo XML do CT-e:
3. Em alguns casos, o arquivo do CT-e é enviado antes da nota fiscal. Nessa situação, a nota fiscal é marcada como rejeitada no CT-e, pois, ainda não foi integrada ao sistema.
Quando o CT-e é enviado via XML, a chave de acesso da nota fiscal é preenchida automaticamente, mesmo que a nota ainda não esteja disponível no sistema:
4. Se a nota fiscal for enviada após o CT-e e não possuir a chave de acesso informada, será necessário inseri-la manualmente ou remover a nota da aba Notas Fiscais Rejeitadas no CT-e.
No caso da nota fiscal, a chave de acesso deve ser informada na aba Informações Adicionais:
5. No CT-e, na aba Notas Fiscais Rejeitada, basta dar um duplo clique sobre a linha desejada, apagar a chave de acesso e, em seguida, salvar as alterações:
6. Caso todas as informações estejam corretas, como o código da nota fiscal, série, emitente e transportadora, basta recalcular o CT-e para que a nota fiscal seja vinculada automaticamente:
Obervação 1: Essas orientações ajudarão a corrigir problemas de vinculação e garantir que o CTe seja calculado corretamente, com a nota fiscal associada;
Observação 2: Artigo de apoio sobre motivos de notas fiscais ficarem rejeitadas: GKO FRETE – Nota fiscal – Nota fiscal rejeitada