HCM - Ficha Financeira - Horas Faltas Indevidas sendo apuradas
Incidente
No módulo de Administração de Pessoal, ao calcular a ficha financeira, estão sendo apuradas faltas para o colaborador, mesmo ele não apresentando nenhuma falta na competência.
Causa
Esse incidente ocorre, pois o colaborador teve faltas ou outro afastamento na competência anterior que está parametrizado para perda de DSR ou perda de feriado. Como essas faltas aconteceram na mesma semana que inicia a nova competência, o sistema está considerando essas ausências, ao calcular a nova ficha financeira, gerando assim horas de falta no DSR ou em algum feriado.
Solução
Para que não desconte o DSR ou Feriado do afastamento, realize os passos a seguir:
1. Acesse o Administração de Pessoal;
2. Entre em Colaboradores / Históricos / Afastamentos;
2.1. Selecione este colaborador e verifique se na última semana da competência possui afastamentos;
2.2. Verifique no cadastro do afastamento, qual é o tipo de situação que está cadastrada;
3. Entre em Tabelas / Gerais / Situações;
3.1. Selecione o cadastro da situação vinculado ao afastamento do colaborador;
3.2. Verifique o campo Perde DSR e altere conforme a necessidade:
3.3. Verifique o campo Perde Feriado e altere conforme a necessidade:
4. Acesse Cálculos / Ficha Financeira / Cadastro;
4.1. Selecione o colaborador e recalcule a ficha financeira.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.