ERP MEGA - Nexxera - Como parametrizar a agenda de importação automática de extrato para conciliação bancária
Dúvida
Como parametrizar a agenda de importação automática de extrato para conciliação bancária no módulo Financeiro?
Solução
Atenção! Esta funcionalidade está disponível para os clientes que possuem o serviço de VAN contratado a partir da versão Planier 4.81.05. Para saber mais sobre esse serviço, acesse Transmissão e recepção de arquivos por VAN.
Importante! Verifique os pré-requisitos abaixo antes de seguir com o passo a passo.
Pré-requisitos:
- Verifique se existe mais de uma organização com o mesmo CNPJ. Se existir, o sistema não importará o extrato;
- Verifique se não existe mais de uma conta financeira com os mesmos dados. Se existir, o sistema não importará o extrato.
- Verifique se os dados da conta financeira (banco, agência e conta) estão preenchidos corretamente;
Para parametrizar a importação automática de extrato, realize os passos a seguir:
1. Habilite a importação de extrato do Agente do tipo Conta financeira:
1.1 No módulo Financeiro acesse Agentes / Aba Contas financeiras;
1.2 Selecione o agente que deseja habilitar a função de importação automática;
1.3 Clique em Editar e acesse a aba Conta financeira;
1.4 Habilite a função Considera para importação de extrato e conciliação e clique em Confirmar.
2. Habilite a importação do tipo de documento dos bancos:
2.1. No módulo Financeiro acesse Opções / Cadastros / Tipos de Documentos - Bancos;
2.2. Selecione o tipo de documento que deseja habilitar a função de importação automática;
2.3. Clique em Editar;
2.4. Habilite a função Importação e clique em Confirmar.
3. Parametrize a agenda de importação:
3.1. No módulo Financeiro acesse Opções / Utilidades / Configurações do Office Banking / Agenda do Office Banking;
3.2. Configure os Caminhos dos arquivos: ;
3.3. Configure o Formato de Importação de extrato. Por padrão cadastramos o formato Febraban;
3.4. Clique em Confirmar.
4. Ative o serviço de agenda automática:
Atenção! Recomendados que os passos 4.1 a 4.4, sejam realizados pela equipe de TI da sua empresa ou prestador de serviço para ambientes cloud.
4.1. Acesse a pasta raiz do Mega, em seguida, pasta Config;
4.2. Abra o arquivo MegaConfig.xml;
4.3. Adicione o comando a seguir dentro da TAG :
S
Observação: Substitua a TAG pelo nome do servidor de aplicação.
4.4. Salve o arquivo.
Você pode conferir a importação dos arquivos através de um registro de Log que, em caso de alguma inconsistência que impeça a importação do arquivo, informará o motivo. Para abrir o registro de Log siga os passos a seguir:
1. No módulo Financeiro acesse, Opções / Movimentação / Processar retornos pendentes – HBK;
2. Clique em Outros / Log processamento automático;
3. Acesse a aba Log de importação de arquivos;
4. Filtre o período que deseja visualizar.