HCM - Salário - Quais Parâmetros Devem Ser Verificados Para o Colaborador Horista
Dúvida
Quais parâmetros devem ser verificados para o colaborador horista, no módulo Administração de Pessoal?
Solução
Para verificar quais os parâmetros a serem verificados para o colaborador horista, realize os passos a seguir:
1. Na tela Empresas / Empresas:
Informe como deve ser considerado o salário mensal dos horistas quando utilizado o acumulador 9001-salário mensal na base dos eventos:
M - Salário Hora x Horas Mês da Escala. O Administração de Pessoal busca as horas semana (da escala do colaborador) e multiplica por 5. O resultado é a referência em horas utilizada para o cálculo;
D - Proporcional aos Dias do Mês com 13º Salário 30 Dias. Busca as horas semana da escala do colaborador e multiplica por 5. O resultado é dividido por 30 e multiplicado pelo número de dias do mês. Esta opção é considerada nos processamentos Mensais, Semanais, Quinzenais e de Adiantamentos;
P - Proporcional aos Dias do Mês com 13º Salário Dias Mês. O cálculo é semelhante ao da opção 'D', porém, no cálculo do 13º salário será calculado pela quantidade de dias do mês e não sobre 220 horas.
2. Na tela Tabelas / Sindicatos / Cadastro:
Defina a forma de gerar o evento de horas normais dos colaboradores que não são mensalistas, quando da geração das horas para a folha de pagamento. Temos as seguintes opções:
Valor - Descrição
E - Gerar pela escala (somatória das horas normais no mês);
M - Gerar pelo número de dias no mês multiplicado pelo DSR.
3. Na tela Empresas / Empresas:
Informar como o sistema deverá calcular as horas de afastamento, na geração automática de horas dos horistas. Para os mensalistas gera as horas sempre pelo repouso. O Administração de Pessoal oferece duas possibilidades:
E - Calcular o afastamento pelos horários da Escala. Considera o número de horas do horário indicado para cada dia na escala, no período do afastamento;
R - Calcular o afastamento pelas horas do Repouso. Considera o número de horas do repouso indicado na escala horária do colaborador, multiplicado pelo número de dias do afastamento.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.