HCM -Performance/Lentidão/Travamentos - Onde é possível encontrar informações diversas sobre questões relacionadas a Performance/Lentidão/Travamentos
Dúvida
Onde é possível encontrar informações diversas sobre questões relacionadas a Performance/Lentidão/Travamentos, para os módulos Gestão de Pessoa?
Importante:
As informações presentes nesse artigo também podem ser utilizadas para análise de deadlocks, pois incidentes relacionados a performance aumentam o tempo de locks em registros, o que acaba ocasionando mais ainda deadlocks.
Solução
Para iniciar a análise, segue abaixo os artigos da Base de Conhecimento do Suporte da Senior sobre os principais pontos que envolvem questões relacionadas a Performance/Lentidão/Travamentos.
Importante:
- A análise de situações relacionadas a Performance/Lentidão/Travamentos envolvem vários fatores (Processos, configurações do sistema, infraestrutura, banco de dados, volume de dados, ...). Não existe uma fórmula mágica para sanar esse tipo de situação, e muitas vezes várias ações são necessárias para solucionar o problema como um todo (é o dito 'trabalho de formiguinha');
- É imprescindível que durante algumas análises você tenha apoio de analista de Infraestrutura e DBA, pois muitos pontos necessitam de análise de Infraestrutura. Caso você tenha contrato sistemas da Senior em ambiente Cloud, a equipe de IT Services disponibiliza profissionais para essa análise - faz parte do contrato realizado com a Senior. Caso você tenha os sistemas da Senior em ambiente OnPremise, você pode contatar o analista de Infraestrutura/DBA da sua empresa ou poderá contratar esses profissionais através da Senior (mediante aprovação de proposta comercial);
- É imprescindível que os sistemas Senior estejam sendo executados em um ambiente compatível com as Plataformas Homologadas. Acesse aqui o Portal de Documentação Senior, pesquise "Plataformas homologadas" e localize a documentação completa sobre Plataformas homologadas.
Conceitos:
Para configurações de Banco de Dados, acesse os artigos:
Para Scritp de Personalização, acesse os artigos:
Lembre-se de que índices criados manualmente na base de dados devem ser registrados no CBDS para que não sejam perdidos durante uma atualização/consistência de base.
Para consultar se há Scritp de Personalização:
1. Acesse o CBDS,
1.1. Acesse a opção Arquivo / Conectar e acesse a base de dados,
1.2. Acesse Ferramentas / Script de Personalização da base de dados.
Para linguagens Ordenação (Banco de dados Oracle), acesse os artigos:
Para consultar se há Linguagem para ordenação:
1. Acesse o CBDS;
1.1. Acesse a opção Arquivo / Conectar e acesse a base de dados;
1.2. Acesse Ferramentas / Recursos de banco / Linguagem para ordenação.
Importante:
Ao aplicar Linguagem para ordenação é preciso realizar consistência de base. Em caso de duvidas poderá realizar consistência de base para garantir de a mesma está aplicada corretamente na base de dados.
Para verificação de Locks na base de dados, acesse os artigos:
Para coleta de Traces, acesse os artigos:
ERP - Performance/Lentidão/Travamentos - Como efetuar a coleta de Trace em banco de dados Oracle;
Para configurações de Telas e Relatórios, acesse os artigos:
HCM – Lentidão – Relatórios e telas com lentidão ou travando – Senior.
Para coleta de Informações, acesse os artigos:
TECNOLOGIA – Monitoramento – Como monitorar o sistema via JDBC Monitor – Senior;
TECNOLOGIA - JVisualVm - Como coletar o SnapShot dos módulos G6 – Senior;
TECNOLOGIA - JVisualVm - Como coletar o SnapShot para aplicativos tecnologia G5 – Senior.