ERP - Performance/Lentidão/Travamentos - Como otimizar execução de rotinas relacionadas a Processos de Vendas (Notas Fiscais/Pre-Faturas/Pedidos) (Melhores Práticas)
Dúvida
Como otimizar execução de rotinas relacionadas a Processos de Vendas (Notas Fiscais/Pre-Faturas/Pedidos)?
Observação
Esse artigo trará, além de informações para otimização de Processos de Vendas, melhores práticas para execução de diversos processo relacionados a Notas Fiscais/Pre-Faturas/Pedidos.
Solução
Importante
Abaixo seguem orientações para otimizar algumas rotinas relacionadas ao processo de Vendas (Notas Fiscais/Pre-Faturas/Pedidos). No entanto, é de extrema importância que você também verifique as informações presentes no artigo ERP - Performance/Lentidão/Travamentos - Quais são as melhores práticas para execução de rotinas relacionadas a Emissão de Notas Fiscais/Pedidos.
1. Performance para integração de Pedidos através do WebService com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, porta GravarPedidos_X.
Para garantir melhor performance no processamento do WebService com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, porta GravarPedidos_X e porta SimularPedido, deve-se ativar o parâmetro global UniCalWsp.
1.1. Acesse a tela F000PGS - Cadastros / Identificadores e parâmetros / Parâmetros Globais;
1.2. Localize o parâmetro UniCalWsp e altere o valor dele para 'S';
1.3. Clique no botão Processar;
Importante
- O parâmetro só terá efeito após a reinicialização completa do Senior Middleware;
- O parâmetro só terá efeito na porta SimularPedido a partir das versões 5.10.4.25 e 5.10.3.80;
- A partir das versões 5.10.4.25 e 5.10.3.80 o parâmetro global UniCalWsp foi definido por padrão como 'S", ou seja, será ativado por padrão.
2. Performance para Processos que envolvem Pré-Faturas e Itens de Pre-Faturas.
2.1. Para processo de Consulta de Pré-Faturas
Caso você utilize Pré-Faturas em seu processo, orientamos efetuar as configurações indicadas abaixo para garantir melhor performance das telas F135CPF_RDCG - Mercado / Gestão de Distribuição / Cargas / Consultas / Dados gerais e F135CIF_RFEX - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Expedição / Consultas / Itens.
2.1.1. Para otimizar performance a tela F135CPF, acesse a tela F000PGS - Cadastros / Identificadores e parâmetros / Parâmetros Globais;
2.1.1.1. Localize o parâmetro PfaCalPes e altere o valor dele para 'S';
2.1.1.2. Clique no botão Processar;
Importante
Com a alteração deste parâmetro, ao ser efetuada a consulta de uma Pre-Fatura na tela F135CPF será exibida a seguinte mensagem: 'O parâmetro global "PfaCalPes" está configurado para não recalcular os valores para os itens. Deseja recalcular??'. A orientação é que os usuário selecione a opção 'Não' para que o sistema não recalcule o valor dos itens, para ganho de performance da tela (com isso o sistema exibirá a mensagem 'Os itens não foram recalculados em virtude do parâmetro global "PfaCalPes".').
2.1.2. Para otimizar performance a tela F135CIF, acesse uma ferramenta de banco de dados;
2.1.2.1. Execute o seguinte comando para definir que todos os usuários que tenha definição para a tela F135CIF tenha o parâmetro 'Não calcular impostos (3)' da tela definido como 'Desmarcado'
UPDATE E000PXF SET VLRCMP=0 WHERE IDFFRM = 'F135CIF' AND CMPFRM='CBCALCIMP'
2.1.2.2. Caso você queira definir esse parâmetro como desativado para usuários que inclusive não tenham registro de configuração para a tela, você poderá fazer um comando Insert na tabela E000PXF, conforme exemplo abaixo:
INSERT INTO E000PXF (CODEMP,CODFIL,CODUSU,IDFFRM,CMPFRM,VLRCMP) VALUES (CODIGO_EMPRESA,CODIGO_FILIAL,CODIGO_USUARIO,'F135CIF','CBCALCIMP',0')
Atenção
No comando Insert você deve preencher adequadamente o Código da Empresa, da Filial e do Usuário para inserção das informações.
Importante
Com a alteração deste parâmetro 'Não calcular impostos (3)', ao ser efetuada a consulta de itens de uma Pre-Fatura na tela F135CIF o sistema não ativará rotina de recálculo de impostos (lembrando que essa rotina serve apenas para cálculo em tempo de exibição dos itens e não afeta informações gravadas nas tabelas do banco de dados).
2.2. Para processo de Geração/Faturamento de Pre-Faturas
Nos processos de geração e faturamento de Pré-faturas, para garantir melhor performance das rotinas e diminuir o tempo em que grandes Locks são gerados durante o processamento, é necessário que o parâmetro 'Gravar a cada pré-fatura' seja utilizado nas rotinas.
Os parâmetros podem estar disponíveis em diversas telas, como, por exemplo:
F135FCP_RDCG - Mercado / Gestão de Distribuição / Cargas / Formação / Via Pedidos
F135FCS_RDCG - Mercado / Gestão de Distribuição / Cargas / Formação / Simplificada (Via Pedidos)
F135AEA_RFEX - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Expedição / Automático de Pedidos (Análise de embarque)
F149GNA_RDCG - Mercado / Gestão de Distribuição / Cargas / Faturamento / Agrupado
Importante:
- Para processos agendados de rotina (Exemplo: '01 - Análise de Embarque' e '145 - Integração Pré-fatura') podem existir parâmetros que permitem a configuração no mesmo contexto de 'Gravar a Cada Pre-Fatura'. É obrigatória a utilização desses parâmetros para garantia de melhor performance;
- Para rotinas (automáticas/telas) que não tenham o conceito de 'Gravar a cada Pré-Fatura' não é recomendável a utilização dessas rotinas em ambientes que tenham utilização das rotinas simultaneamente ou com grandes volumes de dados. Orienta-se a utilização/migração para rotinas que já contenham essa funcionalidade;
- No caso do Processo Automático de Rotina '01 - Análise de Embarque', o parâmetro 'Gravar a Cada Pré-Fatura' é definido através da tela F004PEM - Cadastros / Mercado e Suprimentos / Parâmetros para Análise de Embarque (caso não seja definido nenhum parâmetro para o processo agendado) ou então através do parâmetro TnsLim (caso tenham sido definidos parâmetros para o processo automático). Lembrando que se forem definidos parâmetros para o Processo Automático, são levados em consideração apenas o parâmetro definidos no processo automático, desconsiderando os parâmetros da tela F004PEM);
- No caso da tela F135GNA_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Via Pré-Faturas, a tela não possui o parâmetro disponível, mas contempla o conceito através dos identificadores de regras VEN-135GNALI01 e VEN-135GNALI02.
3. Verifique os identificadores de regras que podem ser utilizados para melhoria de performance nos processos relacionados a Notas Fiscais de Saída/Pedidos/Pre-Faturas
3.1. Acesse o artigo ERP - Performance/Lentidão/Travamentos - Quais são os identificadores de regras que podem ser utilizados para otimização de Performance e verifique a ativação/desativação dos identificadores adequados para o seu processo.
Muitos identificadores podem atuar na resolução de problemas de Performance em rotinas de Vendas/Faturamento. Exemplos:
- Os identificadores de regras VEN-140LIBTR01, VEN-135GNALI01 e VEN-135GNALI02 impactam no controle de transações no banco de dados na geração de notas fiscais e podem evitar locks maiores em registros;
- O identificador de regras COM-000SEQOR01 (para banco de dados Oracle), utiliza rotina otimizada para busca de numeração de pedidos de forma sequencial.
4. Separação de processamentos da mesma Filial em séries fiscais diferentes
Um dos principais pontos de locks nas rotinas que envolvem emissão de Notas Fiscais é a tabela E020SNF, que armazena os registros das séries de notas fiscais.
Para garantir um sequenciamento das Notas Fiscais, conforme determina a legislação, o sistema precisa realizar um lock no registro da série na tabela E020SNF para poder atualizar o campo UltNum (último número da série), garantindo então que o próximo processo tenha este número atualizado e possa prosseguir com o sequenciamento adequado das Notas Fiscais.
No entanto, a utilização de diversos processos simultâneos baseados na mesma série fiscal aumentará a concorrência pelo registro da tabela E020SNF, aumentando consecutivamente o número de locks, podendo causar lentidão nos processos.
Portanto, a melhor prática neste sentido é que haja a separação de séries fiscais para processos de emissão de notas que sejam realizados de forma simultânea.
Exemplo de cenário onde haverá ganho de performance pela separação dos processos em mais séries:
- O faturista João executa processos de emissão de Notas Fiscais na empresa 1, filial 2 com a série NFE pela tela F149GNA;
- O faturista Pedro executa processos de emissão de Notas Fiscais na empresa 1, filial 2 com a série NFE pela tela F149GNA;
- Os faturamentos são realizados ao mesmo tempo pelos dois faturistas;
- A usuária Maria efetua processos de trocas de mercadoria para Clientes Não Contribuintes, onde através da tela F440GNE ela gera notas fiscais de Devolução do tipo 3 (que gera nota fiscal de saída). Esse processo é executado no mesmo momento que os faturamentos, e também ocorre na empresa 1, filial 2 com a série NFE;
- Existe um processo de integração com E-Commerce na Empresa 1, filial 2 que gera notas fiscais com a série NFE para pedidos que já foram integrados anteriormente. Esse processo é executado simultaneamente com os demais processos acima indicados.
No cenário exposto acima, a melhor prática para garantir performance do sistema no controle de série de Notas Fiscais é:
- Cada faturista utilizar uma série de Nota Fiscal;
- A usuária Maria utilizar uma série específica para Devolução
- O processo de integração com E-Commerce estar definido para gerar as Notas Fiscais através de uma série específica.
Importante
- A separação de processos em mais séries só é necessária para processos realizados em uma mesma Filial. Isso porque o controle de série é realizado pela Empresa e Filial;
- Algumas SEFAZ podem exigir um tipo de liberação específica para utilização de mais séries fiscais. Em caso de dúvidas, entre em contato com a área Fiscal da sua empresa e peça apoio para validação do procedimento de utilização de mais séries fiscais junto à SEFAZ.
5. Processos integrados/personalizados para emissão de Notas Fiscais
Em ambientes com alta volumetria de integrações/processos personalizados é comum que sejam utilizados processamentos via WebService.
Neste sentido, é importante que haja criação de lógica de integração respeitando os seguintes conceitos, de forma a evitar locks e lentidões nos processamentos.
5.1. Filas de integração/processamento por Filial/Série Fiscal
As filas de integração/processamento devem ser criadas respeitando Filial/Série Fiscal.
Ou seja, se existem várias Notas Fiscais para serem enviadas ao Gestão Empresarial | ERP de forma que o sistema gere a numeração das Notas Fiscais, então deve-se:
- Criar uma fila de integrações para os registros, garantindo que não sejam disparados processos paralelos para uma mesma Filial. Exemplo de processo: um Integrador personalizado agrupa registros de Notas Fiscais a serem enviadas ao ERP de 20 em 20 registros por requisição para a Empresa 1, Filial 1. O Integrador espera o término desse processamento para enviar os próximos registros da mesma Empresa/Filial, garantindo que não haja processamento em paralelo de uma mesma Empresa/Filial.
- O paralelismo de processamento pode até ocorrer em uma mesma Empresa/Filial, mas neste caso o processo de integração deve ocorrer com Séries Fiscais (E020SNF) diferentes e ainda assim deve-se validar se esse processo não impactaria a performance do processamento, uma vez que outros registros podem acabar sofrendo concorrência (locks)
- Em um mesmo lote de requisições ao WebService não deve-se enviar processamento de mais Filiais. Ou seja, um XML enviado ao WebService deve contemplar apenas notas fiscais de uma mesma Empresa/Filial, criando-se uma outra fila de integração separada para outras filiais.
Importante
É importante que os processos de integração respeitem também a criação de requisições que se adequem a um processamento performático. Ou seja, não se deve chamar o WebService para cada Nota Fiscal que deva ser gerada, mas também não se deve chamar o WebService passando vários registros para serem processados ao mesmo tempo (exemplo: uma requisição para processar 1.000 Notas Fiscais), pois isso acarretaria em timeouts de processamento, represando ainda mais a fila de integrações.
5.2. Ordenação de Envio de Itens das NF/Pedido por código de Produto/Serviço
Para garantir melhor performance e diminuir possibilidades de locks e deadlocks, em ambientes que tenham grande volumetria de integrações é importante que os Itens de Produto/Serviços presentes nos documentos de Saída (como Pedidos e Notas Fiscais) sejam ordenados pelo Código de Produto/Serviço.
Exemplo:
- Produto “ABC” deve ser o primeiro produto da requisição de integração da Nota Fiscal;
- Produto “DEF” deve ser o segundo produto da requisição de integração da Nota Fiscal;
- Produto “XYZ” deve ser o terceiro produto da requisição de integração da Nota Fiscal;
Observação
O sequencial do Produto/Serviço pode ser definido na chamada da integração do WebService (campos SeqIpv e SeqIsv para NF e SeqIpd e SeqIsp para pedidos), independentemente dele ser ou não o primeiro produto/serviço presente na requisição de integração da Nota Fiscal/Pedido.
Importante
Mesmo que a emissão de Documentos Fiscais ocorra dentro do Gestão Empresarial | ERP, caso você integre documentos anteriores (como é o caso de Pedidos) para posterior faturamento dentro do sistema, a orientação da ordenação dos itens do pedido com base no código do Produto/Derivação também se aplicada. Isso porque o sistema irá gerar uma Nota Fiscal baseada neste pedido, então essa ordenação também será respeitada no momento da geração da Nota Fiscal, garantindo o atendimento desta melhor prática.
5.3. Integração de Notas Fiscais sem lock na tabela E020SNF
Através do WebService Com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal, na porta GravarNotasFiscaisSaida_X, a partir das versões 5.10.4.22 e 5.10.3.77, está disponível o parâmetro excLck que permite a integração de Notas Fiscais Eletrônicas (Modelo 55 - Tipo autorizado 6 da tela F020SNF) e Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas (Tipo autorizado 8 da tela F020SNF) em que haja o lock na tabela E020SNF, garantindo um processamento paralelizado mais rápido.
Importante
- Caso o parâmetro seja definido como "S" (Sim), o Gestão Empresarial | ERP permitirá que várias chamadas do WebService de NF consigam ir gerando notas paralelamente sem fazer lock na tabela E020SNF para controle de numeração sequencial de notas fiscais (isso quando a série tiver controle de numeração pelo ERP);
- Neste cenário, o ERP vai utilizar o conceito de controle de numeração através de uma sequence (processo similar utilizado no processo automático de rotina 71), permitindo então o processamento em paralelo;
- Por este motivo, caso durante o processamento de alguma integração de Nota Fiscal ocorra algum problema e a NF não for integrada, os números das NF onde ocorreu eventual falha de integração não serão reaproveitados (ocorrerá o pulo de numeração na série);
- Desta forma, recomenda-se que, para NF-e, utilize-se o processo agendado de rotina '167 - Inutilização de números de séries fiscais não utilizados' para que as numerações puladas possam ser inutilizadas automaticamente;
- Para NFS-e, esse parâmetro não pode ser utilizado como "S" para emissão de documentos em Prefeituras que exigem a numeração sequencial de RPS, justamente porque poderá haver pulos de numeração de RPS, o que não seria permitido para determinadas Prefeituras.
- Para maiores informações, consulte a Documentação do WebService e sua Respetiva Porta no Manual de Usuário do Gestão Empresarial | ERP.
6. Processos automáticos para Faturamento
Importante
Abaixo serão abordados tanto processos automáticos que atuam diretamente na emissão de Notas Fiscais como também processos automáticos que podem atuar em fases anteriores (exemplo: geração de Pedidos e Pre-Faturas).
O processamento de grandes volumes de dados em telas do sistema pode dar a impressão de uma lentidão em processamento, seja porque as telas funcionam de forma Síncrona (ou seja, a sessão do usuário fica processando os registros e enquanto o processamento não terminar a sessão não é liberada), ou seja porque o processamento não é adequado para ser realizado em uma estação de trabalho que não tem a mesma velocidade de processamento que um Servidor de Aplicação/Middleware.
Por esse motivo, para grandes volumes de processamento de dados, é muito importante que o máximo de rotinas possam automatizadas de forma a rodarem em processos agendados no Servidor do Middleware, evitando a necessidade do usuário de realizar processamentos em tela.
Abaixo seguem alguns exemplos de processos agendados/automáticos que podem ser configurados para permitir uma automatização do processo de faturamento:
- 01 - Análise de Embarque;
- 06 - Fechamento Agrupado de Notas Fiscais;
- 71 - Faturamento de pré-faturas;
- 126 - Faturamento de Pedidos;
- 145 - Integração Pré-fatura.
Observação
- Mesmo que inexista um processo agendado nativo para execução de processos, pode-se verificar a personalização de processos agendados do tipo Regra que façam chamada de outros artefatos que permitam um processamento no Middleware. Exemplo: inexiste um processo automático de faturamento de Pedidos que contenham Serviço. No entanto, existe um WebService padrão de geração de Nota Fiscal que permite faturamento de Pedidos com itens de Serviço. Desta forma, é possível fazer a criação de uma regra que acione o WebService e execute esse processo, sendo que posteriormente esta regra pode ser agendada em um processo automático;
- Em caso de utilização da rotina 71 - Faturamento de pré-faturas, verifique também as informações específicas relacionadas a essa rotina presentes neste artigo;
- Para maiores informações sobre os processos agendados, clique aqui para acessar o Portal da Documentação, pesquise pela tela F000AGE e verifique os processos agendados disponibilizados pelo sistema.
7. Processamento assíncrono de movimentações de estoque
A utilização do estoque assíncrono faz bastante diferença durante a execução de processos de faturamento. É importante que em ambientes de grande volumetria essa funcionalidade seja ativada.
Para maiores informações sobre performance em rotinas envolvendo estoques, verifique o artigo ERP - Performance/Lentidão/Travamentos - Como otimizar execução de rotinas relacionadas a movimentação de Estoques.
8. Reserva de itens em pedidos
A reserva de itens no Pedido deve ser realizada apenas em casos onde de fato faça diferença para o processo a existência da reserva. Isso porque a cada reserva gerada é necessário o acesso à tabela E210EST, que é a tabela que também é acessada por diversas rotinas do sistema (como geração de Pre-Fatura e Geração de Nota Fiscal).
Então se de fato a informação de reserva de estoque no Pedido não seja utilizada para processos internos, a geração de pedido reservando estoque deve ser evitada para diminuir concorrência nos registros da tabela E210EST.
Importante
Não esqueça de verificar as informações presentes no artigo ERP - Performance/Lentidão/Travamentos - Como otimizar execução de rotinas relacionadas a movimentação de Estoques relacionadas ao acesso a tabela E210DLS.
9. Depósitos únicos para várias filiais
Em ambientes com grande volume de movimentações de estoque é imprescindível que haja separação das movimentações em Depósitos diferentes entre Filiais e, se possível, até mais depósitos dentro de uma mesma Filial.
Como as movimentações de estoque são registradas no sistema de acordo com o Depósito (tabela E210EST), a utilização de mais depósitos para registro das movimentações diminui a concorrência nos registros da tabela E210EST, trazendo melhor performance para as rotinas.
10. Performance para Geração de Pre-Faturas através do WebService com.senior.g5.co.mcm.ven.manualpedidos, porta AtenderManualPedidos
Caso você utilize o WebService com.senior.g5.co.mcm.ven.manualpedidos, porta AtenderManualPedidos para geração de Pre-Faturas do Processo de Expedição, a orientação é que você parametrize o parâmetro dinâmico a nível de filial FILIAL.ANALISEEMBARQUE.NOVONUMEROPOREXECUCAO, definindo o valor como 'S' (Sim).
Com esse parâmetro habilitado a cada execucao do webservice com.senior.g5.co.mcm.ven.manualpedidos, porta AtenderManualPedidos será gerado uma nova análise de embarque, garantindo uma menor concorrência dos registros vinculados a uma mesma análise de embarque a cada utilização do WebService.
Para editar esse parâmetro, siga os passos abaixo:
1. Acesse a tela F070FCA - Cadastros / Filiais / Cadastro;
1.1. Acione o botão Par. Dinâmicos no rodapé da tela;
1.2. Na tela F00PPD que será aberta, adicione o parâmetro no campo 'Chave do Parâmetro' e o valor 'S' no campo 'Valor do parâmetro'.
1.3. Marque o parâmetro e em seguida clique no botão Processar.
Importante
- É necessário reiniciar o Middleware Senior para que esse parâmetro tenha efeito na execução do WebService em modo Sincrono, Assíncrono e Agendado;
- Essa funcionalidade do WebService está disponível a partir da versão 5.10.3.16.
11. Performance para execução do processo agendado do tipo rotina 71 - Faturamento de Pre-faturas
No caso da utilização do processo agendado do tipo rotina 71 - Faturamento de Pre-faturas é necessário considerar as seguintes orientações para otimização de performance da rotina e processo:
- Paralelizar o processo de faturamento, com a devida utilização dos parâmetros SEQUENCIAPARALELISMO, NIVELPARALELISMO e USARNUMERACAOPERDIDA. Para maiores informações, consulte a documentação completa da rotina acessando o Manual de Usuário da tela F000AGE - Recursos / Processos Automáticos / Cadastro;
- Utilizar o identificador de regras VEN-135FLPFA01 para personalizar a busca das pre-faturas que devem ser encontradas pela rotina para serem faturadas, garantindo que apenas pre-faturas adequadas ao processo de cada Cliente sejam consideradas pela rotina;
- Para esse ponto, deve-se tomar cuidado para utilizar adequadamente os parâmetros PROCESSO_ORIGEM e REGRA_APOS_COMMIT, garantindo a melhor utilização do processo agendado;
- Utilizar adequadamente o identificador de regras VEN-140PARMA01, garantindo que o sistema terá tratativas para situações onde as parcelas das NF não tenham sido geradas adequadamente, garantindo que o processo tenha fluidez e não gere erros de faturamento por conta da inexistência de parcelas adequadas para o faturamento;
- Ativar o parâmetro global BuscUfCli na tela F000PGS - Cadastros / Identificadores e parâmetros / Parâmetros Globais, caso esteja sendo utilizado o identificador de regras COM-000SIGUF01;
12. Performance para geração de Notas Fiscais e XML de NF-e
Para evitar locks e travamentos em processos de faturamento relacionados a tabela E020SNF, a orientação é de que o parâmetro global MdoDspXml da tela F000PGS - Cadastros / Identificadores e parâmetros / Parâmetros Globais esteja definido com o valor 'C' para todas as Empresas/Filiais que executem processo de faturamento.
Atualmente o sistema possui bloqueio durante a emissão do XML da nota referente ao ultimo número da nota emitida, no qual causa lock na tabela E020SNF.
Conforme descrito na documentação do parâmetro global “MdoDspXml” o valor “P” é responsável por disponibilizar o documento apenas ao final da geração de todos documentos fiscais, dessa forma. Durante a execução dos documentos, o sistema abre uma transação, monta uma abrangência com aquela quantidade de notas selecionadas e chama uma rotina que gera o arquivo XML e/ou comunica a nota com o eDocs.
Nessa rotina é atualizado o campo NUMNFA da tabela E020SNF para gravar o número da ultima nota emitida.
Esse campo NUMNFA é utilizado somente na tela F140CAN para trazer o número da ultima NF emitida nos campos de filtro das notas fiscais.
Essa atualização do NUMFVA coloca a tabela E020SNF em lock para evitar outra instancia pegar a numeração incorreta.
Já ao utilizar o valor 'C' do parâmetro global MdoDspXml o lock será feito pra cada nota de forma separada, dessa forma, o sistema irá “desbloquear” ao final da geração de cada XML.
Importante
- Este parâmetro Global é por Empresa/Filial. Portanto, é necessário logar em cada Empresa/Filial e verificar a alteração através da tela F000PGS.
- O seguinte comando poderá ser executado na base de dados para validar a existência e configuração do parâmetro em todas as empresas/filiais da base de dados: SELECT * FROM E000PXF WHERE CMPFRM='MdoDspXml'. Caso o parâmetro não exista, é considerado o valor padrão ('C').
- Para maiores informações sobre este parâmetro, verifique o Manual de Usuário do sistema.
Observação
Para mais informações sobre o questões relacionadas a Performance/Lentidão/Travamentos do Gestão Empresarial | ERP, consulte o artigo ERP - Performance/Lentidão/Travamentos - Onde é possível encontrar informações diversas sobre questões relacionadas a Performance/Lentidão/Travamentos (índice).