ERP - Performance/Lentidão/Travamentos - Onde é possível encontrar informações diversas sobre questões relacionadas a Performance/Lentidão/Travamentos (índice)
Dúvida
Onde é possível encontrar informações diversas sobre questões relacionadas a Performance/Lentidão/Travamentos?
Importante
As informações presentes nesse artigo também podem ser utilizadas para análise de deadlocks, pois incidentes relacionados a performance aumentam o tempo de locks em registros, o que acaba ocasionando mais ainda deadlocks.
Solução
Abaixo estão relacionados os artigos da Base de Conhecimento do Suporte da Senior sobre as principais questões que envolvem questões relacionadas a Performance/Lentidão/Travamentos.
Importante
- A análise de situações relacionadas a Performance/Lentidão/Travamentos envolvem vários fatores (Processos, configurações do sistema, infraestrutura, banco de dados, volume de dados, ...). Não existe uma fórmula mágica para sanar esse tipo de situação, e muitas vezes várias ações são necessárias para solucionar o problema como um todo (é o dito 'trabalho de formiguinha');
- É imprescindível que durante algumas análises você tenha apoio de analista de Infraestrutura e DBA, pois muitos pontos necessitam de análise de Infraestrutura. Caso você tenha contrato sistemas da Senior em ambiente Cloud, a equipe de IT Services disponibiliza profissionais para essa análise - faz parte do contrato realizado com a Senior. Caso você tenha os sistemas da Senior em ambiente OnPremise, você pode contatar o analista de Infraestrutura/DBA da sua empresa ou poderá contratar esses profissionais através da Senior (mediante aprovação de proposta comercial);
- É imprescindível que os sistemas Senior estejam sendo executados em um ambiente compatível com as Plataformas Homologadas. Clique aqui e Acesse o Portal da Documentação Senior, pesquisa por "Plataformas Homologadas" e localize a documentação deste processo na Documentação da Tecnologia.
Conceitos
Primeiros passos - Configurações de Banco de Dados
Configurações Gerais de otimização de Performance (Requisitos que devem ser atendidos)
Atenção
- Acima você terá acesso a documentação de índices sugeridos para algumas rotinas do sistema. Esses índices são sugestões baseadas em ambientes onde eles podem fazer diferença em performance das rotinas. No entanto, é de responsabilidade do DBA da sua empresa efetuar a análise de eventuais índices que precisem ser aplicados na sua base de dados. Isso porque cada ambiente tem suas próprias características e nem sempre é possível ter na base de dados padrão do sistema índices que se adequem a todas as realidades.
- Lembre-se de que índices criados manualmente na base de dados devem ser registrados no CBDS para que não sejam perdidos durante uma atualização/consistência de base. Clique aqui e Acesse o Portal da Documentação Senior, pesquisa por "Índice de Tabela" e localize a documentação deste processo na Documentação da Tecnologia.
Limpeza de Logs
Atenção
Não ter tratativas de limpeza de Logs adequadamente no sistema pode causar lentidões em diversas rotinas que façam acesso às tabelas e diretórios onde esses logs são armazenados. Por isso a importância de verificar as rotinas de limpeza de Logs, conforme artigos descrito abaixo.
TECNOLOGIA - WebService - Como efetuar a limpeza dos registros das tabelas R960REQ e R960PAR.
Verificação de Locks na base de dados
Coleta de Traces
ERP - Performance/Lentidão/Travamentos - Como efetuar a coleta de Trace em banco de dados Oracle
Situações relacionadas a travamentos/locks
ERP – Rateios – Travamento em rotinas de rateio quando utilizada tela de Rateios
Processos Agendados
Situações relacionadas a WebServices
WebServices e processos específicos
Importante
Não esqueça de verificar também o artigo ERP - WebServices - Onde é possível encontrar informações diversas sobre processo de integração via WebServices (índice) informações relacionadas a WebServices, onde também são mantidos links para artigos relacionados a Performance.
Limpeza de Logs
Em construção