ERP - Limpeza de Tabelas de Logs - Como efetuar a limpeza de tabelas que armazenam logs de processamento do sistema
Dúvida
Como efetuar a limpeza de tabelas que armazenam logs de processamento do sistema?
Solução
Em um contexto geral, é possível efetuar a limpeza tabelas de logs, pois são tabelas que geram apenas logs, dessa forma tendem a conter diversos registros não mais utilizáveis.
Importante
- Antes de efetuar a limpeza, é importante que você investigue e valide se os dados inseridos nas respectivas tabelas não são de fato mais necessários;
- A exclusão poderá ser realizada através de comandos na base de dados. Busque apoio do DBA da sua empresa para realização dos processos;
- Sempre ao fazer este tipo de alteração em banco de dados, garanta que um backup da base seja mantido para eventual necessidade de consulta dos dados excluídos;
- Em geral, casos de limpeza desses logs, recomenda-se validar a possibilidade de manter últimos 30 dias de histórico a partir da data da limpeza.
Abaixo seguem informações sobre algumas tabelas do sistema Gestão Empresarial | ERP que armazenam logs e notificações e que podem ser limpas conforme necessidade:
- Tabela E999HCP: é a tabela de histórico da integração com Decision Center/Gestor Senior, ou seja, são logs para entender o que ocorreu com os registros. Se você deseja limpar essa tabela, verifique para que os registros que são relativamente novos sejam mantidos, para que não sejam perdidos cenários de análise de algum incidente. Você poderá verificar os registros recentes através do campo E999HCP.DatEvt;
- Tabela R900NTF: esta tabela armazena registros/logs das notificações do Gestão Empresarial | ERP. Se você deseja limpar essa tabela, verifique para que os registros que são relativamente novos sejam mantidos, para que não sejam perdidos cenários de análise de algum incidente. Você poderá verificar os registros recentes através do campo R900NTF.DatTim;
-
Tabela E000LOG: esta tabela tem a funcionalidade de gravar informações de logs conforme informado no artigo ERP - Logs de Registros - Quais os recursos disponíveis no sistema para armazenamento de logs de alteração de registros. Os Logs são ativados através do parâmetro global AtiGerLog. Os registros desta tabela tabelas podem ser deletados pois são registros que não influenciam no funcionamento do sistema, pois tem finalidade de apenas listar logs do sistema.
- Os logs da tabela E000LOG são consultados através da tela NF000LOG - Cadastros / Identificadores e parâmetros / Log / Consulta (Consulta de Log), A exclusão dessas informações na tabela farão com que esses dados não estejam mais disponíveis para consulta e até mesmo para comprovar que determinado usuário fez alguma alteração indevida nas parametrizações. Portanto se você deseja excluir os registros dessa tabela, você deve estar ciente de que não poderá mais consultar as alterações feitas pelos usuários;
- Você pode fazer uso do processo agendado de rotina 154 - Exclusão de Logs para realizar essa operação. A documentação deste processo poderá ser acessada a partir do ajuda da tela F000AGE - Recursos / Processos Automáticos / Cadastro.
-
Tabela E000LPA: esta tabela tem como objetivo de gravar os logs dos processos automáticos do sistema que podem ser consultados através da tela NF000LPA - Recursos / Processos Automáticos / Consulta Logs (Consulta de Logs). Os registros desta tabela tabelas podem ser deletados pois são registros que não influenciam no funcionamento do sistema, pois tem finalidade de apenas listar logs do sistema. Não existe um processo de deleção automatizada dos registros dessa tabela. Portanto, você deve solicitar ao DBA da sua empresa criar uma rotina (JOB) no banco de dados que efetue essa limpeza regularmente.
Importante: O campo SeqLog da tabela E000LPA possui um tamanho no valor de 7 (Z.ZZZ.ZZ9). Uma vez que o limite de Z.ZZZ.ZZ9 é atingido o processo automático para de ser executado.
Além da limpeza da tabela, outra sugestão é duplicar o processo onde os logs são zerados ou então criar uma rotina de monitoramento.
Para essa rotina de monitoramento, a orientação é criar um processo automático do tipo Regra ou SQL com o seguinte comando abaixo:
SELECT CODPRA FROM E000LPA WHERE SEQLOG > 9999998 GROUP BY CODPRA
Com esse comando é possível monitorar qual o Código do Processo Automático que irá atender o valor da Sequencia dos Logs maior que 9999998.
Junto com o agendamento desse processo automático que irá executando esse comando, pode-se criar um processo sucessor de envio de e-mail alertando o usuário do relatório desse select.
Importante: O campo SeqLog da tabela E000LPA possui um tamanho no valor de 7 (Z.ZZZ.ZZ9). Uma vez que o limite de Z.ZZZ.ZZ9 é atingido o processo automático para de ser executado.
Observação
Para informações sobre limpeza das tabelas R960REQ e R960PAR, verifique o artigo TECNOLOGIA - WebService - Como efetuar a limpeza dos registros das tabelas R960REQ e R960PAR.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.