ERP - Performance/Lentidão/Travamentos - Onde encontrar um Guia Rápido de análise de incidentes/problemas relacionados a Performance
Dúvida
Onde encontrar um Guia Rápido de análise de incidentes/problemas relacionados a Performance?
Solução
Atenção
- Este artigo intitulado Guia Rápido serve como um resumo rápido de verificações que podem ser efetuadas para garantia de que processos básicos necessários para garantia de Performance do sistema estão sendo executados. Este guia não substituí a análise completa e adequada de situação relacionadas a Performance e não deve ser utilizado como base para uma confirmação de que "está tudo certo";
- As informações presentes neste Guia levam em conta a recorrência de situações básicas encontradas em diversos ambientes;
Importante
- As validações descritas neste artigo podem precisar de um apoio do responsável pela Infraestrutura/Banco de Dados do Cliente (seja OnPremise ou Ambiente Cloud). No entanto, praticamente todas as verificações podem ser efetuadas sem esse apoio. O apoio maior se dará no momento da execução das ações corretivas.
- Em se tratando de Ambiente Cloud Senior, para clarificar a necessidade de apoio na análise de cada tópico, existe um tópico Importante dando orientações sobre a necessidade ou não de apoio da equipe de IT Services para verificações e ações.
1. Banco de Dados
Verifique se as configurações básicas relacionada ao banco de dados utilizado estão sendo atendidas:
Ambiente Cloud
- Para verificações: não há necessidade. Você pode utilizar o CBDS para comandos de validação
- Para ações: ações de ajustes/corretivas precisam de apoio de IT Services.
1.1. Microsoft SQLServer
- READ_COMMITED_SNAPSHOT deve estar habilitado
- LOCK ESCALATION deve estar desabilitado para todas as tabelas do banco de dados
- Todas as Chaves Primárias devem estar Clusterizadas
- Fragmentação de Indices deve estar abaixo do recomendado
1.2. Oracle
- Parâmetros optimizer_index_cost_adj e optimizer_index_caching devem estar corretos
- Coleta de estatística deve estar sendo realizada semanalmente
- Parâmetro optimizer_adaptive_plans deve estar 'false'
2. Infraestrutura
Ambiente Cloud
- Para verificações: você precisará de apoio de IT Services para essa validação.
- Para ações: ações de ajustes/corretivas precisam de apoio de IT Services.
- Valide configurações da placa de rede;
- Valide configurações de energia.
3. Limpeza de Logs e Pendências de Integração
Ambiente Cloud
-
- Para verificações: não há necessidade. Você pode utilizar o CBDS para comandos de validação e acesso a diretórios padrões da instalação do sistema.
- Para ações: algumas ações de ajustes/corretivas precisam de apoio de IT Services.
3.1. Limpeza de Logs em arquivos
Verifique quantos logs de texto estão na pasta de Logs do ERP e qual a data de criação do log mais antigo que está nesta pasta. Diretório de logs com mais de 5.000 Logs já é um ponto de atenção em questão de performance.
Acesse o menu 'Recursos > Diagnósticos > Tamanho do diretório de logs' e verifique o tamanho da pasta de logs (uma pasta grande em questão de tamanho também pode afetar performance). Este recurso também leva à uma Documentação do processo de limpeza de Logs.
Importante
- Para ambiente Cloud: a Limpeza de Logs precisa ser configurada pela equipe de IT Services, conforme processo padrão de IT Services;
- Para ambiente OnPremise: a Limpeza de Logs precisa ser configurada pela equipe de Infraestrutura do Cliente. O recurso de limpeza descrito na Documentação é uma sugestão. A equipe de Infraestrutura do Cliente pode determinar a melhor forma de efetuar a limpeza.
3.2. Limpeza de Logs em tabelas
Observação
Para verificações deste tópico, você pode utilizar um comando SELECT COUNT(*) FROM TABELA para verificar a quantidade de registros nas tabelas.
Verifique o tamanho das principais de logs:
- E000LPA - Logs de Processos Agendados.
- Um número maior que 200.000 registros já é um sinal de alerta.
- Verifique qual a data do registro mais antigo da tabela (isso ajudará a entender se a limpeza está sendo realizada)
- A ação de limpeza depende do DBA
- E000LOG - Log de alterações de cadastros/parâmetros
- Um número maior que 200.000 registros já é um sinal de alerta.
- Verifique qual a data do registro mais antigo da tabela (isso ajudará a entender se a limpeza está sendo realizada)
- A ação de limpeza depende de Processo Agendado
4. Integrações e Pendências de integração
Ambiente Cloud
-
- Para verificações: não há necessidade. Você pode utilizar o CBDS para comandos de validação.
- Para ações: algumas ações de ajustes/corretivas precisam de apoio de IT Services.
Observação
- Para verificações deste tópico, você pode utilizar um comando SELECT COUNT(*) FROM TABELA para verificar a quantidade de registros nas tabelas.
- As informações dos tópicos 4, 5, 6 e 7 podem ser utilizadas para análise em conjunto. Exemplos de análise:
- Um WebService com tempo grande de execução pode denotar configuração inadequada;
- Um processo agendado sendo executado diversas vezes com erro pode denotar configuração inadequada dos processos agendados;
- A quantidade de instâncias configuradas no Middleware é incompatível com a quantidade de execuções de um WebService/Processo Agendado.
4.1. Limpeza de Logs de Requisições de WebServices
TECNOLOGIA - WebService - Como efetuar a limpeza dos registros das tabelas R960REQ e R960PAR
R960REQ - Logs de requisições de WebServices
- Um número maior que 100.000 registros já é um sinal de alerta.
- Verifique qual a data do registro mais antigo da tabela (isso ajudará a entender se a limpeza está sendo realizada)
- A ação de limpeza depende de configuração adequada, conforme descrito no artigo citado acima.
4.2. Limpeza de Pendências de Integração de WebServices
E000CIX - Pendências de Integração de WebServices
- Um número maior que 100.000 registros já é um sinal de alerta.
- Verifique qual a data do registro mais antigo da tabela (isso ajudará a entender se a limpeza está sendo realizada)
- A ação de limpeza depende de configuração adequada, conforme descrito no artigo citado acima.
E000SXT - Pendências de Integração ativadas incorretamente
- Verifique as pendências de integração ativadas e que não fazem sentido para o sistema integrado cadastrado.
4.3. Limpeza de Pendências de Integração com Senior X
RTC_PENDENCIES - Pendências de Integração com Plataforma Senior X via ETL ERP
- Um número maior que 100.000 registros já é um sinal de alerta.
- Verifique qual a data do registro mais antigo da tabela (isso ajudará a entender se a limpeza está sendo realizada)
- A ação de limpeza depende de execução adequada do ETL do ERP. Em caso de ambiente Cloud, verifique com IT Services a execução da limpeza via ETL ERP.
5. Processos Agendados
Ambiente Cloud
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- Para verificações: Você pode utilizar o CBDS para comandos de validação, porém para a visualização dos dados de forma agrupada (podendo ser exportado para uma Planilha Excel para facilitar verificação), você pode precisar solicitar para equipe de IT Services exportar o select em Excel.
- Para ações: nenhuma ação é necessário por IT Services. As configurações de processos agendados é efetuada dentro do sistema.
Verifique:
- Os processos que estão ativados, periodicidade, o que eles fazem, se eles não executam ao mesmo tempo para rotinas concorrentes (exemplo: atualização de Estoques durante faturamento, atualização de reserva enquanto que a atualização de estoques está ocorrendo).
- Verifique processos customizados que podem estar impactando o processo padrão do sistema
Observação
As informações dos tópicos 4, 5, 6 e 7 podem ser utilizadas para análise em conjunto. Exemplos de análise:
- Um WebService com tempo grande de execução pode denotar configuração inadequada;
- Um processo agendado sendo executado diversas vezes com erro pode denotar configuração inadequada dos processos agendados;
- A quantidade de instâncias configuradas no Middleware é incompatível com a quantidade de execuções de um WebService/Processo Agendado.
6. Monitoramento de Processos
Ambiente Cloud
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- Para verificações: você pode utilizar telas padrões do sistema para verificações;
- Para ações: para as telas dentro do sistema nenhuma ação é necessário por IT Services. Para acesso ao SeniorMonitorCenter, caso você não tenha acesso, solicite liberação para equipe de IT Services.
6.1. Processos/WebServices executados e que tem registro dentro do sistema
Sugestão de análises que você poderá fazer pelas informações da tela F000MPE - Recursos / Monitor de Processos:
- Processos Agendados executados muitas vezes;
- Processos agendados com erros;
- WebServices acionados muitas vezes;
- WebServices com tempo de execução muito grande.
6.1. Central de Monitoramento (SeniorMonitorCenter)
Para maiores informações sobre as funcionalidades e o acesso à Central de Monitoramento (SeniorMonitorCenter), acesso o Manual de Usuário da Tecnologia no Portal da Documentação, e procure pelo termo 'Central de Monitoramento'
O que você pode validar:
- Quantidade de instâncias de Middleware disponíveis para WebServices e Processos Agendados;
- Fila de Requisições no Wildfly.
Observação
As informações dos tópicos 4, 5, 6 e 7 podem ser utilizadas para análise em conjunto. Exemplos de análise:
- Um WebService com tempo grande de execução pode denotar configuração inadequada;
- Um processo agendado sendo executado diversas vezes com erro pode denotar configuração inadequada dos processos agendados;
- A quantidade de instâncias configuradas no Middleware é incompatível com a quantidade de execuções de um WebService/Processo Agendado.
7. Middleware
Ambiente Cloud
-
- Para verificações: você pode precisar de IT Services para verificar a configuração de balanceamento de carga no SeniorConfigCenter;
- Para ações: a alteração do balanceamento de carga é realizada pela equipe de IT Services. Porém, você precisa atuar em conjunto com a equipe de IT Services para calibragem adequada das instâncias, conforme os Processos Agendados e WebServices que são utilizados no dia a dia da operação do sistema.
Valide se o Balanceamento de Carga do Middleware está adequado para as operações do dia a dia, relacionadas a Processos Agendados e chamadas de WebServices.
Observação
As informações dos tópicos 4, 5, 6 e 7 podem ser utilizadas para análise em conjunto. Exemplos de análise:
- Um WebService com tempo grande de execução pode denotar configuração inadequada;
- Um processo agendado sendo executado diversas vezes com erro pode denotar configuração inadequada dos processos agendados;
- A quantidade de instâncias configuradas no Middleware é incompatível com a quantidade de execuções de um WebService/Processo Agendado.
8. Identificadores de Regras
Ambiente Cloud
-
- Para verificações: você pode utilizar telas padrões do sistema para verificações;
- Para ações: nenhuma ação é necessário por IT Services.
Importante
Você poderá verificar rapidamente os identificadores de regras da base de dados fazendo selects na tabela E098REG ou coletando o relatório DSGE024.GER através do menu 'Cadastros > Relatórios > Gerais'.
Efetue um "pente fino" nos principais identificadores de regras que podem afetar performance. Alguns exemplos de identificadores que fazem muita diferença no processamento estão descrito abaixo. Detalhamentos sobre os identificadores, verifique as informações presentes no artigo citado acima.
Identificadores que afetam rotinas em geral
- FIN-039NOLSP01
- FIN-069NOLSG01
- FIN-085NOLSC01
- FIN-095NOLSF01
- FIN-301NOLCR01
- FIN-501NOLCP01
- FIN-504NOLCM01
- FIN-600NOLTE01
- GER-000PRRAT03
- GER-000RATTE01
Projetos (qualquer rotina pode ser impactada, quando utilizado Projetos)
- GER-000NOLPJ01
- GER-000NOLPJ02
- GER-000NOLPJ03
- GER-000NOLPJ04
- GER-000PRJTE01
Faturamento
- VEN-140LIBTR01
- VEN-135GNALI01
- VEN-135GNALI02
Estoques
- EST-215DAFDI01
- EST-210ROWNU01
- EST-210MEDON01, EST-210MEDON02, EST-210MEDON03
- GER-000CPLSU01
9. Configurações específicas de rotinas
Ambiente Cloud
-
- Para verificações: você pode utilizar telas padrões do sistema para verificações além de comandos no CBDS;
- Para ações: nenhuma ação é necessário por IT Services.
9.1. Formulários de Pesquisa com Autoshow
Verifique as Telas de Pesquisa que possuem AutoShow habilitado. A recomendação é que o AutoShow seja desabilitado.
9.2. Faturamento
Verifique as informações presentes no artigo. Verificações importantes a serem realizadas:
- NF e Pedidos sendo gerados/integrados ordenados pelo código do produto (você pode fazer select na base de dados para fazer essa verificação);
- Parametrização adequada para gravação e faturamento de Pre-Faturas;
- Utilização da mesma série fiscal por mais processos/usuários;
- Processos de integração não realizados conforme melhores práticas.
9.3. Estoques
Verifique as informações presentes no artigo. Verificações importantes a serem realizadas:
- Fechamento de Estoques sendo realizado adequadamente;
- Período de estoques em aberto para todas as filiais;
- Parâmetros adicionais que podem melhorar performance das rotinas.
10. Customizações
Ambiente Cloud
-
- Para verificações: você pode utilizar telas padrões do sistema para verificações além de comandos no CBDS;
- Para ações: nenhuma ação é necessário por IT Services.
No artigo acima você encontrará informações detalhadas sobre verificação de customizações. Você poderá verificar:
- Regras que influenciam na Performance do sistema através do Monitoramento de Customização;
- Verificar nas regras e WebServices customizados:
- Comandos SQL que estejam onerando banco de dados e que sejam comandos personalizados (se eles são encontrados nas regras, eles são personalizados);
- Comandos SQL que utilizam comandos DELETE, UPDATE e INSERT em campos e tabelas padrões do sistema (isso pode afetar drasticamente as rotinas e performance);
- Comandos SQL que utilizam SELECT * FROM TABELA (ou seja, seleção de todos os campos da tabela, para no final ser utilizado valor somente de um ou dois campos);
- Funções IniciarTransacao(), DesfazerTransacao() e FinalizarTransacao() sendo utilizadas nas regras. Essas funções alteram o controle padrão de transações do banco de dados e sua utilização inadequada pode impactar drasticamente a performance do sistema.
Observação
Para mais informações sobre o questões relacionadas a Performance/Lentidão/Travamentos do Gestão Empresarial | ERP, consulte o artigo ERP - Performance/Lentidão/Travamentos - Onde é possível encontrar informações diversas sobre questões relacionadas a Performance/Lentidão/Travamentos (índice).