ERP - Processos Automáticos - Quais as melhores práticas com relação a definição de Processos Sucessores
Dúvida
Quais as melhores práticas com relação a definição de Processos Sucessores?
Solução
Importante
Este artigo trará informações sobre Processos Automáticos Sucessores. É importante que você verifique também a documentação completa dos processos automáticos do sistema, acessando o Manual de Usuário da tela F000AGE - Recursos / Processos Automáticos / Cadastro.
1. Definição/parametrização de um processo sucessor
Com relação ao recurso de Processos Sucessores, é importante salientar de que ele é configurado a partir da tela F000AGE - Recursos / Processos Automáticos / Cadastro, definindo no campo 'Processo Sucessor' sempre o processo sucessor no cadastro do processo sucedido.
Para melhor exemplificação de uma pequena cascata de processos sucessores, leve em consideração o seguinte cenário:
- Deseja-se cascatear a execução de 3 processos, um após o outro: Processos de código 10, 20 e 30
- O primeiro processo 10 deve ser iniciado todo dia as 00:15;
- Ele deve ser seguido pelos processos 20 e depois o 30.
Neste cenário, a parametrização a ser realizada na tela F000AGE - Recursos / Processos Automáticos / Cadastro será:
-
Processo 10:
- Cadastrado com agendamento diário as 00:15;
- Processo Sucessor cadastrado como sendo o processo 20;
-
Processo 20:
- Não deverá ter agendamento cadastrado (deve estar desativado);
- Processo Sucessor cadastrado como sendo o processo 30;
-
Processo 30:
- Não deverá ter agendamento cadastrado (deve estar desativado);
- Não precisa de nenhuma parametrização de sucessor, porque ele é apenas chamado após o processo 20 e não deve chamar mais nenhum processo.
Atenção
Processos Sucessores não devem ter agendamento definido (devem estar desativados). Isso porque, se um processo sucedido chamar o processo sucessor que também possui um agendamento de execução, poderá haver duplicidade de execução do processo sucessor, causando diversos impactos negativos no sistema como, por exemplo, travamento de rotinas e duplicidade de registros.
2. Melhores práticas de processos sucessores
Quando se fala em configuração de processo sucessor você deve ter em mente a palavra equilíbrio.
Os processos sucessores são executados em uma cascata, um após o outro. A execução dos processos desta forma pode resolver muitas questões relacionadas a concorrência de artefatos (tabelas/campos) que podem ocasionar problemas de Performance.
No entanto, é necessário ter em mente também que uma cascata enorme de processos não é uma boa prática também. Por isso a questão do equilíbrio.
Você deve configurar processos sucessores para tratativas de cenários que poderiam ocasionar problemas de performance se processos forem executados ao mesmo tempo, mas também deve se preocupar com uma grande cascata de processos sucessores, pois isso também pode impactar performance.
Com relação ao impacto de uso de processos sucessores em recursos do Senior Middleware, é importante salientar que:
- Processo Sucessores é executado na mesma instância Middleware do processo sucedido;
- Uma cascata enorme de processos sucessores poderá impedir uma ação de limpeza/reciclagem de instância do Middleware, conforme descrito no artigo TECNOLOGIA - Middleware - O que é e qual a melhor prática do processo de Reinicialização de Instâncias nas Configurações Avançadas de Balanceamento de Carga.
Por isso, novamente, a importância de haver o equilíbrio nas configurações, levando em conta os conceitos técnicos do sistema e as rotinas de negócio do Cliente.
Observação
Para mais informações sobre o questões relacionadas a Performance/Lentidão/Travamentos do Gestão Empresarial | ERP, consulte o artigo ERP - Performance/Lentidão/Travamentos - Onde é possível encontrar informações diversas sobre questões relacionadas a Performance/Lentidão/Travamentos (índice).