HCM – Férias – Colaboradora perde o Abono Salarial do Pis/Pasep quando as férias são interrompidas por licença maternidade
Incidente
No módulo Administração de Pessoal, ao interromper as férias de uma colaboradora que entrou em licença maternidade, naquele mês, o cálculo da ficha financeira fica a maior e a colaboradora perde o Abono Salarial do PIS/PASEP.
Causa
Este incidente ocorre, pois o valor bruto acaba passando dos dois salários mínimos, ocasionando a perda. Entretanto, não está de acordo com a Lei 9.715.
Solução
Para que esse incidente não ocorra, realize os passos a seguir:
1. Acesse Administração de Pessoal;
2. Entre em Tabelas / Eventos / Eventos / Cadastro;
3. Crie dois novos eventos, tipo outros, para ajustar a base de INSS e FGTS;
3.1. Crie um evento com característica 39Z e regra 45, tipo Outros, com incidência (-) para INSS Mensal e FGTS Mensal, e lance no mês de início das férias interrompidas;
3.2. Crie o outro evento com característica 39Z e regra 45, tipo Outros, com incidência (+) para INSS Mensal e FGTS Mensal, e lance no mês de retorno das férias interrompidas.
Importante:
Desta forma, fará o equilíbrio das tributações e evitará o risco de perda do Abono Salarial, caso as férias interrompidas ocorrerem em anos distintos.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.