HCM - Integração com ERP - Como realizar a conferência de log gerado na integração com o Gestão Empresarial - ERP
Dúvida
Como realizar a conferência de log gerado na integração com o módulo Gestão Empresarial - ERP?
Solução
Para realizar a análise do log gerado no processo de integração, seja financeira ou contábil, com o ERP, o exemplo a seguir:Observação
O bloco número 1 destacado na imagem acima, é gravado pelo executável do próprio usuário.
A linha Requisição de webservice realizada com sucesso! indica que o sistema conseguiu fazer a requisição do webservice agendado de integração financeira do HCM, que seria o Scheduledcom_senior_g5_rh_fp_integracaoFinanceiraERP, e podemos considerar que o executável iniciado pelo usuário fez a parte dele. Caso esta mensagem não tenha aparecido no log, significa que o sistema não está conseguindo se comunicar com o servidor de middleware do HCM.
Neste momento o ambiente do ERP ainda não precisa ser verificado. Provavelmente alguma mensagem de erro deverá aparecer no log ou na tela. O problema pode estar ocorrendo na estação/ambiente do usuário ou o middleware do HCM pode estar inacessível.
Verifique os itens a seguir:
1. Abra o SeniorConfigCenter no diretório de instalação do sistema HCM, veja os itens como proxy, URL Java EE/Webservices, Configurações do middleware;
2. Acesse o WSDL do webservice Scheduledcom_senior_g5_rh_fp_integracaoFinanceiraERP em um navegador do servidor de middleware e verifique se é aberto o XML;
3. Acesse o WSDL do webservice Scheduledcom_senior_g5_rh_fp_integracaoFinanceiraERP em um navegador da estação e verifique se é aberto o XML;
4. Acesse o servidor de instalação e verifique se os serviços de Middleware e Glassfish estão iniciados;
Atenção
O bloco número 2 destacado na imagem acima, é gravado pela instância de webservice do RH. A linha Webservice iniciando processamento indica que o middleware agendou o webservice Scheduledcom_senior_g5_rh_fp_integracaoFinanceiraERP e que ele já está em execução. Caso esta mensagem não tenha aparecido no log, significa que a estação do usuário conseguiu enviar a requisição do webservice agendado de integração financeira do HCM, mas o middleware não conseguiu agendá-lo efetivamente, ou não está conseguindo executar este agendamento. Neste momento o ambiente do ERP ainda não precisa ser verificado, pois o problema está centralizado no middleware do ambiente HCM.
Verifique estes itens que podem causar problema neste ponto:
5. Abra o SeniorConfigCenter no diretório de instalação do sistema HCM, veja os itens como proxy, URL Java EE/Webservices, Configurações do
middleware;
6. Acesse o console de webservices do HCM no Administração de Pessoal em Recursos / Webservices / Console, se são exibidas as tentativas de execução do webservice de integração financeira, verifique também na aba agendado se é exibido alguma chamada;
7. Acesse os logs do glassfish, normalmente localizados no servidor de instalação em ...\glassfish40\glassfish\domains\seudominio\logs, e verifique se as últimas linhas do arquivo server.log está com a hora correta.
Observação
Caso a linha Webservice iniciando processamento estiver no log, e os erros estiverem ocorrendo após isto, podemos considerar que a parte do HCM, sistema e ambiente está sendo executado corretamente.
O sistema pode não estar conseguindo se comunicar com o servidor de middleware do ERP, ou o problema está centralizado no ambiente middleware do ERP.
Verifique os itens a seguir:
8. Acesse o SeniorConfigCenter que está localizado no diretório de instalação, no item chaves verifique qual diretório está informado na chave log_integration_sapiens_directory;
8.1 Acesse este diretório e verifique os logs gerados durante a chamada da integração.
9. Acesse o console de webservices do ERP, e verifique se as tentativas de execução dos webservices requisitados pelo HCM são demonstradas;
10. Acesse o endereço WSDL dos webservices do ERP e verifique se é aberto um XML através do servidor do Glassfish;
11. Acesse o endereço WSDL dos webservices do ERP e verifique se é aberto um XML através do servidor de Middleware do ERP;
Importante
Com estas informações é possível diagnosticar alguns possíveis problemas durante o processo de integração.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.