HCM - Integração Financeira - Problemas no rateio: Centro de custos XX é inválido ou não está cadastrado
Incidente
No módulo Administração de Pessoal, ao tentar realizar a integração financeira de um título de líquido férias, é apresentada a mensagem no log: Problemas no rateio: Centro de custos XX é inválido ou não está cadastrado.
Causa
Esta mensagem é apresentada, pois o centro de custo que está sendo gerado na pendência de líquido férias não consta no ERP. Ao avaliar qual o centro de custo do histórico do colaborador, não é o centro de custo atual, o que aparenta ser uma inconsistência no momento em que foi gerado o recibo de férias do colaborador.
Solução
Para que a mensagem não seja apresentada ao efetuar a integração financeira, realize os passos a seguir:
1. No módulo Administração de Pessoal, acesse o menu Integração ERP / Integração Financeira / Manutenção de Dados;
2. Sete a opção 'Excluir pendências de integração financeira';
2.1. No campo Excluir vencimentos entre informe o vencimento do título em questão;
2.2. No botão Seleção informe apenas a matrícula e o tipo de CIF que está sendo excluído;
2.3. Clique em Processar;
3. Na tela aberta, selecione o título em questão e clique Processar;
4. Acesse o menu Colaboradores / Férias / Recibos / Alterar;
4.1. Informe a matrícula do colaborador e o período em que foram marcadas estas férias;
4.2. No campo Data Início, clique na Lupa e selecione o recibo correspondente ao título que está sendo integrado;
4.3. Clique no botão Consultar e tire um print dos valores gerados para garantir que os valores serão os mesmos após o cálculo;
4.4. Clique em Calcular e clique em Não na mensagem sobre alterar parâmetros de férias;
4.5. Confira os valores do recibo já gravado se conferem com os valores gerados novamente, e se necessário ajuste em tela;
4.5. Clique em Gravar;
5. Acesse o menu Integração ERP / Integração Financeira / Consultar e filtre pelos dados do colaborador e vencimento do título;
5.1. Confira se o centro de custo que está sendo listado no título é realmente o centro do colaborador;
6. Acesse o menu Integração ERP / Integração Financeira / Integração Financeira, e realize a integração do título.
Importante
Deve-se atentar sempre para a data de emissão e entrada do título, que devem estar iguais ou anteriores à data de pagamento, para evitar mais consistências ao integrar ao ERP.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.