eDocs - E-mail/Google OAuth2 – Erro ao realizar teste de conexão: Um ou mais erros (One or more errors occurred)
Incidente
Ao realizar a configuração do e-mail para envio ou recebimento de documentos eletrônicos no eDocs para atender as novas validações do protocolo Oauth2 do Google (Gmail) ou Microsoft, a comunicação com o servidor de e-mail retorna mensagem: Erro ao realizar teste de conexão: Erro ao realizar teste de conexão: Um ou mais erros.
Observação
A mensagem também pode ser apresentada em inglês, dependendo do ambiente onde o eDocs é executado (One or more errors occurred).
Causa
Essa mensagem é apresentada quando não existe o token de comunicação do usuário que instancia o serviço do eDocs dentro da pasta correta ou foi gerado com o usuário incorreto.
Solução
Para que essa mensagem não seja apresentada, realize os passos abaixo:
1. Acesse o Servidor de Aplicação onde o Serviço do eDocs está instalado;
2. Acesse o Console de Serviços do Windows (services.msc);
3. Localize o Serviço Senior Documentos Eletrônicos do ambiente do eDocs onde está ocorrendo a situação e valide o nome de usuário utilizado para iniciar o Serviço, conforme imagem abaixo:
4. Acesse o Servidor onde o Serviço do eDocs está instalado com esse mesmo usuário;
Observação
Se você não acessar o Servidor com esse mesmo usuário, o processo de configuração do OAuth2 não irá funcionar.
5. Execute todos os passos de configuração para ativar o protocolo OAuth2 no eDocs conforme definido na documentação:
Importante
- A partir da execução desse procedimento para o OAuth2, torna-se necessário que o serviço do eDocs seja inicializado para que a rotina de envio/recebimento de e-mails funcione corretamente;
- O procedimento descrito neste artigo só precisa ser executado no servidor onde o serviço do eDocs está sendo executado.