ERP – Nota fiscal de Devolução – IPI Devolvido não está sendo calculado
Título ERP – Nota fiscal de Devolução – IPI Devolvido não está sendo calculado
Incidente
No módulo de Mercado, ao gerar o arquivo XML de uma nota de devolução, não está sendo calculado o IPI Devolvido (para geração da tag <IPIDevol>, tag <IPI> ou tag <vOutro>).
Causa
Este incidente ocorre, pois a nota fiscal de origem (Entrada) não foi lançada no sistema com o cálculo do IPI fazendo com que o mesmo também não seja levado para o IPI Devolvido nesta Devolução.
Solução
Para que seja possível devolver o valor do IPI, realize os passos a seguir:
1. Efetue o registro da nota fiscal de origem (Entrada) que está devolvendo.
Importante
É obrigatório que a NF de Origem (Entrada) seja lançado no sistema, pois sem a nota fiscal estar lançada no sistema não será enviado no XML da NF-e a informação do IPI de Devolução na tag <vIPIDevol>.
2. Acesse o cadastro da transação da nota fiscal de Devolução na tela F001TVE - Cadastros / Transações / Parâmetros por Gestão / Vendas;
2.1. Através da guia IPI 2 defina um parâmetro para o campo 'IPI Devolvido':
Observação
Clique aqui para acessar a documentação sobre o IPI Devolvido do Gestão Empresarial | ERP.
2.2. Para garantir de que o cálculo do IPI seja efetuado proporcionalmente na NF de Devolução, na aba Dados Gerais 2 defina o parâmetro 'Tipo Cálculo Devolução' como 'P-Devolução proporcional'.
Observação
Clique aqui para acessar a documentação sobre processo de devolução proporcional.
3. Após o lançamento da NF de Entrada, efetue o processo de emissão da NF do tipo 2-Devolução através da tela F140PRE_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Individual (Via Pedidos e Notas Fiscais);
3.1. Na tela F140PRE_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Individual (Via Pedidos e Notas Fiscais), você deve utilizar a opção 'Via Nota Entrada', selecionando os dados da NF de Entrada que você lançou anteriormente:
Importante
Não basta apenas informar a chave da nota fiscal de origem na referência através do botão 'NF Referenciada' da tela F140GNF_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Digitação de Notas manuais. Neste caso, é necessário o vínculo com a nota de entrada da mercadoria lançada no sistema com o valor do IPI na compra caso contrário a NF-e será rejeitada. Por esse motivo é obrigatório utilizar a opção 'Via Nota Entrada na tela F140PRE_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Individual (Via Pedidos e Notas Fiscais).
4. Finalize a Nota Fiscal e acompanhe a autorização da mesma.