ERP – NFe - Rejeição 732: CFOP de operação interestadual e idDest <> 2
Incidente
No módulo de Mercado e Suprimentos ao gerar o arquivo XML ocorre a Rejeição 732: CFOP de operação interestadual e idDest <> 2.
Causa
Esta rejeição é apresentada, quando for emitida uma NF-e com Operação de Destino (tag do XML idDest) diferente de "2 - Interestadual" e o CFOP dessa Operação é Interestadual (CFOP iniciado 6).
É uma validação da SEFAZ se a operação de venda é interna não poderá ser utilizada uma CFOP interestadual e se a operação realmente é interestadual alterar o Indicador de Destino da Operação (idDest) de "1 - Estadual" ou "3 - Exterior" para "2 - Interestadual". Veja regra de validação da Sefaz:
Solução
Antes de verificar as informações de ajuste para essa rejeição, você deve entender que o Gestão Empresarial | ERP gera a tag <idDest> com base na transação dos dados gerais da Nota Fiscal, e seguinte a lógica indicada abaixo:
Clique aqui para acessar a documentação de leiaute de NF-e do sistema
Para que a rejeição não seja apresentada, verifique os seguintes passos:
1. Consulte a transação dos Dados Gerais da NF pela tela F141CNS_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Consultas / Dados gerais;
1.1. Valide se a transação dos dados gerais é realmente compatível com a operação realizada (ou seja, se a CFOP dos Dados Gerais está definida corretamente de acordo com as outras transações dos itens da Nota Fiscal).
Exemplo: se a transação dos dados gerais é a 5102 (com CFOP 5102) e nos itens existir uma transação 6102 (com CFOP 6102), ocorrerá a rejeição, pois o sistema gera a tag idDest baseado na transação dos dados gerais, e um item da NF está indicando uma operação diferente dos dados gerais.
1.2. Caso você precise alterar a transação dos dados gerais da Nota Fiscal, execute o processo abaixo:
1.2.1. Acesse a tela F140CAN_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Emissão e cancelamento / Nota fiscal;
1.2.1.1. Solicite a reabilitação da Nota Fiscal;
1.2.1.2. Acesse a tela F140GNF_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Digitação de Notas manuais ou a tela F149GNC_RDCG - Mercado / Gestão de Distribuição / Cargas / Faturamento / Individual e efetue as alterações necessárias nas transações, conforme exigência da SEFAZ.
2. É importante que você também verifique a CFOP definida para cada transação utilizada. Para isso, verifique o valor que consta no campo Nova Natureza Operação - CFOP do cadastro da transação, acessando a tela F001TVE - Cadastros / Transações / Parâmetros por Gestão / Vendas (para transações de vendas) e a tela F001TCP - Cadastros / Transações / Parâmetros por Gestão / Compras / Ordem Compra / NF Entrada / Fatura (para transações de Recebimento).
2.1. Verifique se o campo Nova Natureza de operação esta de acordo com a operação Interna ou Interestadual:
- Operação interna (idDest = 1): quando o campo começar com 1 ou 5;
- Operação interestadual (idDest = 2): quando o campo começar com 2 ou 6;
- Operação exterior (idDest = 3): quando o campo começar com 3 ou 7;