ERP – NF-e – Rejeição 776 UF não disponibiliza este atendimento
Incidente
No processo de integração entre o ERP e o eDocs, a NF-e é rejeitada pelo motivo Rejeição 776 UF não disponibiliza este atendimento.
Causa
A situação ocorre quando a SEFAZ para onde a NF-e está sendo enviada não está preparada para receber uma emissão de NF-e em forma assíncrona.
Solução
Importante
A partir da Nota Técnica 2025.001 todas as SEFAZ devem receber envio síncrono para lotes de apenas uma NF-e. Desta forma, a geração dessa rejeição por alguma SEFAZ após o prazo de ativação em Produção da NT 2025.001 deve ser considerada uma falha da SEFAZ. Para maiores informações sobre a NT 2025.001 e seu atendimento pelo ERP e eDocs, verifique o artigo ERP - NF-e - Como atender plenamente as regras da Nota Técnica 2025.001 no Gestão Empresarial | ERP e eDocs.
De qualquer forma, abaixo estão informações para configurar o ERP e o eDocs para que não envie lote síncrono para a SEFAZ (isso pode ser utilizado como contorno até que a SEFAZ tenha o tratamento adequado para a NT 2025.001).
1. Verificação de parametrização do eDocs:
1.1. Acesse a tela Configurações / Filiais / aba NF-e / aba Geral e valide se o parâmetro 'Ativar envio síncrono (somente lotes de 1 documento)' está devidamente desativado, conforme imagem abaixo:
Atenção
- Este campo não estará disponível o eDocs se a versão utilizada for anterior à 5.8.15.53. Neste caso o padrão do eDocs é utilizar o envio assíncrono da NF-e;
- Esta parametrização deve ser realizada para cada uma das Filiais cadastradas no eDocs;
- Sobre a ativação deste parâmetro no eDocs automaticamente::
- A partir da versão 5.8.15.53 do eDocs, este parâmetro será ativado em ambiente de Homologação para todas as Filiais;
- A partir da versão 5.8.15.61 do eDocs, este parâmetro será ativado em todas as bases do eDocs (independentemente de qual o ambiente) para todas as Filiais;
- Caso você tenha eDocs no ambiente Cloud Senior, dependendo do ambiente, o eDocs pode ser atualizado automaticamente e pode haver a necessidade de parametrização do eDocs pela sua empresa, conforme descrito acima.
3. Caso você tenha ativado o parâmetro, salve as configurações da Filial clicando no botão Salvar;
2. Verificação no ERP
Essa situação poderá ocorrer, independentemente da versão utilizada do eDocs, quando no ERP estiver parametrizado o envio síncrono da NF-e através da integração com o eDocs através do WebService do eDocs (parametrização esta definida na tela F070FVE).
Abaixo seguem orientações para validar a forma de comunicação do ERP com eDocs (síncrono/assíncrono).
2.1. Na tela F191CPT - Cadastros / Empresas / Parâmetros de Integração informe a empresa, filial, e no campo grupo escolha a opção Documentos Fiscais de Saída e acione o botão Mostrar:
2.2. Na grid verifique como está o campo 'Tipo de Integração via web service'', quando este campo não tem informação, o sistema ERP utilizará a integração síncrona. Para que não ocorra a rejeição deverá ajustar o campo para 2-Assíncrono e processar:
3. Em seguida acesse a tela F140CAN_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Emissão e cancelamento / Nota fiscal e emita novamente a nota, a rejeição não deverá mais ocorrer.
Observação
Para maiores informações a respeito da NT 2025.001, verifique o artigo ERP - NF-e - Como atender plenamente as regras da Nota Técnica 2025.001 no Gestão Empresarial | ERP e eDocs