ERP – Faturamento NF-e – Rejeição 434: NF-e sem indicativo do intermediador
Incidente
Ao emitir uma NF-e, é retornada a Rejeição 434: NF-e sem indicativo do intermediador.
Causa
Esta rejeição ocorre devido as regras de validação da Nota Técnica 2020.006 - v 1.40 quando for emitida uma NF-e informando o indicativo de presença (Tag do XML <indPres>) igual a 2, 3, 4 ou 9 e não informado o indicativo do Intermediário (Tag do XML <indIntermed>) haverá a rejeição pelo motivo 434 (clique aqui para acessar o Portal da SEFAZ e acessar a NT).
Abaixo segue detalhamento da regra de validação:
Solução
Importante:
- Clique aqui para acessar a documentação completa sobre Intermediador da Operação (tópico NT 2020.006);
- Abaixo serão indicadas informações de como validar as informações presentes na nota fiscal que foi rejeitada. No entanto, é de extrema importância a verificação da documentação completa citada acima, além da verificação da Nota Técnica 2020.006, que traz a exigência de novas validações.
Para resolver a rejeição apresentada realize os passos a seguir:
1. Verifique o indicativo presencial que consta no botão Diversos da nota fiscal ou do pedido;
Essa verificação poderá ser efetuada diretamente na tela do pedido (F120GPD_RVPE - Mercado / Gestão de Vendas / Pedidos / Agrupado) ou nas telas de faturamento (F140GNF_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Digitação de Notas manuais ou F149GNC_RDCG - Mercado / Gestão de Distribuição / Cargas / Faturamento / Individual). Abaixo segue exemplo de verificação no pedido:
2. Verifique o Indicativo Presencial. Se ele for definido como 2, 3, 4 ou 9, você deverá informar o Intermediador/Marketplace na nota fiscal ou pedido através do botão Diversos também. Abaixo segue exemplo da verificação do indicativo no Pedido:
2.1. Verifique a definição adequada do Intermediador. Os códigos pré-cadastrados e aceitos para o campo Intermediador/Marketplace são 0 (Operação sem intermediador) e 1 (Operação em site ou Plataformas de Terceiros) conforme NT 2020.006:
2.2. Verifique a necessidade de cadastrar um Intermediador para utilização nesta operação (caso de fato a operação possua intermediador). Se informado Intermediador/Marktplace = 1-Operação em site ou Plataformas de Terceiros, os campos IndItm (Indicador de intermediador/marketplace), CodItm (Código do intermediador), CgcItm (CNPJ do intermediador) e CadItm (Cadastro no intermediador) devem ser cadastrados através da tela F000ITM - Cadastros / Mercado e Suprimentos / Intermediadores da Transação (NF-e/NFC-e/NFS-e):
Observação
- Quando informado o Indicativo de Presença Tag do XML <indPres> igual a 0, 1 ou 5, não deve ser informado o indicativo do Intermediário;
- Possibilidades do Indicativo de Presença:
- 0 = Não se aplica (por exemplo, Nota Fiscal complementar ou de ajuste);
- 1 = Operação presencial;
- 2 = Operação não presencial, pela Internet;
- 3 = Operação não presencial, tele atendimento;
- 4 = NFC-e em operação com entrega a domicílio;
- 5 = Operação presencial, fora do estabelecimento;
- 9 = Operação não presencial, outros.