ERP – eDocs Licenças – Como verificar se o eDocs está conseguindo validar corretamente a licença de uso do sistema
Dúvida
Como verificar se o eDocs está conseguindo validar corretamente a licença de uso do sistema?
Solução
Abaixo são descritos os passos para validar a comunicação do eDocs com o Servidor de Licenças da Senior:
1. Garanta que os os procedimentos e pré-requisitos para o correto funcionamento da proprietária do eDocs estão sendo atendidos (Clique aqui para acessar a Documentação deste processo);
2. Consulte a URL do webservice de Comunicação entre o eDocs e a Senior, que está disponível na tela Configurações / Consultas URL, conforme filtro realizado abaixo:
Tipo ambiente: informe Produção;
Tipo de documento: informe Outros.
3. Para garantir que o servidor onde o eDocs está instalado tenha acesso a este webservice de consulta de licença, execute o seguinte teste:
3.1. Acesse o servidor onde o eDocs está instalado logando no sistema operacional com o mesmo usuário parametrizado para instanciar os serviços do sistema eDocs (se for utilizado Domínio no serviço do eDocs, o login deve ser realizado com domínio também);
3.2. Abra o aplicativo 'Prompt de comandos do Windows' (cmd.exe) e executar o seguinte comando: telnet licenciamento.senior.com.br 8988 (sem aspas);
3.2.1. Como resultado deste teste deve ser exibida uma tela com um underline piscando no canto superior esquerdo:
Caso seja exibida esta tela, tem-se a certeza de que o acesso ao WebService de validação da proprietária está liberado para acesso dentro do servidor que você logou.
3.2.2. Caso não seja obtido este resultado e seja exibida uma mensagem indicando tentativa de conexão ou falha na conexão, tem-se a certeza de que o acesso ao webservice de validação de proprietária não está liberado. Neste caso, deve-se acionar o responsável pela infraestrutura do ambiente para que o mesmo verificar a permissão de acesso ao webservice, conforme descrito nos pré-requisitos de utilização do sistema eDocs.
Observação:
Se o Windows exibir uma mensagem de que o aplicativo telnet não foi reconhecido/encontrado, deve-se entrar em contato com o administrador do servidor para que o mesmo disponibilize este aplicativo no servidor.
4. Somente após a confirmação pelo aplicativo telnet de que o acesso ao WebService de validação da proprietária está liberado, deve-se efetuar a tentativa de validação pelo próprio Monitor, clicando no botão Testar Conexão da tela Configurações / Licenças:
Importante:
- Clientes que utilizam firewall ou proxy para comunicação com a Internet devem revisar as parametrizações internas para garantir a liberação de acesso ao endereço do WebService de validação da proprietária. Se necessário, o responsável pela Infraestrutura pode configurar o Proxy no próprio eDocs. No entanto, é importante lembrar de que o eDocs deve poder se comunicar tanto com os WebServices de SEFAZ/Prefeitura quanto ao WebService de validação da proprietária. Qualquer alteração nas regras de acesso do ambiente devem levar em consideração este pré-requisito. Caso esteja sendo utilizado proxy e haja dúvidas se o proxy está impedindo o correto funcionamento da rotina, pode-se desativar as configurações de proxy do eDocs, reiniciar os serviços do eDocs/IIS e efetuar novo teste de comunicação e verificar se o serial é valido;
- Qualquer alteração nas configurações do eDocs só terão efeito após o reinício dos serviços do eDocs e do IIS;
- As mensagens de retorno geradas pelo sistema operacional ou dos logs do sistema eDocs especificadas nesta solução podem variar de acordo com a linguagem do sistema operacional do servidor onde o eDocs está instalado;
- A única validação que é realizada pela Senior referente as requisições enviadas para o WebService é referente as solicitações oriundas dos seguintes países: Alemanha, Butão, Cazaquistão, China, Colômbia, Equador, Estônia, Indonésia, Israel, Itália, Lituânia, Malásia, Paraguai, República Tcheca, Rússia, Ucrânia e Venezuela. Para estes países as requisições são bloqueadas por padrão, pois são desses países que são iniciados a maioria dos ataques cibernéticos. Se for utilizado um servidor cuja requisição parta de algum desses países, é necessário solicitar para a Senior a liberação de envio de requisição, passando o IP de onde irá partir a requisição. O Site da IpColcation (clique aqui para acessar o mesmo) pode ser utilizado para localizar o país de acordo com o IP;
- Garanta que no IIS a opção Carregar Perfil do Usuário esteja como True conforme a documentação mencionada à cima. Para mais informações, consulte a documentação completa clicando aqui.