ERP – Faturamento Cálculo Comissão – Como atribuir percentual de comissão a partir da ligação Representante x Marca
Dúvida
No processo de Cálculo de Comissão das rotinas de Faturamento, como atribuir ao item do pedido/nota um percentual de comissão a partir da ligação Representante x Marca?
Solução
Para atribuir um percentual de comissão a partir da ligação Representante x Marca ao item do pedido/nota, é necessária uma série de parametrizações, além de que, para que o percentual de comissão da ligação representante x marca seja atribuído no item do pedido/nota, o código da marca deve ser atribuído nos dados gerais do pedido/nota.
Desta forma, execute os seguintes passos:
1. Na tela F070EMP - Cadastros / Empresas / Cadastro altere o campo 'Controla Marca Produto' para 'S-Sim';
2. Na tela F076MAR - Cadastros / Produtos e Serviços / Marcas / Cadastro cadastre a marca desejada;
3. Na tela F075PRO - Cadastros / Produtos e Serviços / Produtos / Individual, vincule a marca ao produto a partir do campo 'Marca do Produto';
4. Na tela F085MCL - Cadastros / Clientes e Fornecedores / Clientes / Ligações / Cliente X Marca relacione a marca ao Cliente para o qual será emitido o documento;
5. Na tela F090MRE - Cadastros / Representantes / Ligações / Representante X Marca relacione a marca ao Representante definindo no documento de venda. Inclusive nesta tela você definirá o percentual de comissão que será atribuído ao item do pedido/nota;
6. Na geração do documento, é necessário definir a Marca nos Dados Gerais do Pedido ou Nota Fiscal. Essa definição pode ser feita manualmente, no momento da geração/digitação do documento, ou poderá ser parametrização a sugestão da marca no Cadastro do Cliente;
6.1 Para definir uma marca padrão do Cliente para geração dos Pedidos e Notas, acesse a tela F085HCL - Cadastros / Clientes e Fornecedores / Clientes / Definições/Histórico e informe o código da marca no campo 'Marca Padrão'. Este passo não é opcional, para automatizar a sugestão da marca do Cliente na geração dos documentos.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.