GS - PDV - Venda - Finalização de cupom - Rejeição: NCM inexistente
Incidente:
No modulo de Vendas, ao finalizar o cupom fiscal é apresentada a mensagem:
Erro de validação retornado pela SEFAZ Rejeição: Informado NCM inexistente [nItem:XX] Item XX: código - descrição do produto
Como finalizar um cupom fiscal cuja mensagem é NCM inexistente?
Causa
Quando for emitida uma NFCe e o NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) não existir na tabela de NCM publicada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC, será retornado a rejeição com a seguinte mensagem: Informado NCM inexistente.
Obs: Se no seu caso já possui um NCM informado no cadastro de produtos, ainda será preciso verificar o código NCM, pois há mudanças constantemente nessa Tabela que torna o código cadastrado inválido, necessitando alteração no cadastro do produto.
Solução
Para que o cupom finalize com a informação correta, execute os passos abaixo listados:
1. Para realizar consultas e verificar todos os Códigos NCM disponíveis e atualizados, acesse algum dos endereços a seguir :
2. Acesse o Retaguarda / Tarefa 9-Produtos / Cadastro no campo Classif. Fiscal corrigir com novo numero e a descrição, em seguida aperte botão [F10] Gravar a nova informação;
3. Acesse a Tarefa 48 - Exportação de Preços e Produtos e coloque a data atual, no campo Produtos a Enviar, coloque a opção Selecionados, aperte o selecione opção Carga Parcial [INS] - Inserir;
4. Localize o produto que foi alterado a Classificação Fiscal e aperte botão [F10] Exportar;
5. Abra a Tarefa 86 - Gerar carga para PDVs, selecione os PDVs com a tecla [F5] - Todos, e no campo Cargas que podem ser enviadas para os caixas, selecionar a opção Produtos, selecione opção Carga Parcial, aperte botão [F10] Gerar;
6. Na tela seguinte Confirme a geração da Carga para os PDV'S, aperte o botão Sim e aperte o botão [ESC] Saída;
7. No PDV, feche o Frente de caixa e abra-o novamente puxando a Carga de dados gerada;
8. Quando abrir a tela de vendas novamente, finalize o Cupom.