ERP – Reforma Tributária – Por que os impostos estão calculados na NFS-e, mas não são mostrados no XML da nota
Dúvida
Por que os impostos estão calculados na NFS-e, mas não são mostrados no XML da nota, no módulo Mercado?
Solução
Conforme destacado no documento Projeto Reforma Tributária do Consumo – Adequações NFS-e Nota Técnica Nº 004 – Versão 2.0 (em anexo), disponibilizado pelo Governo, no início desse mês. Na página 10, estão destacadas algumas informações que devem ser informadas na DPS (Declaração da prestação do Serviço) pelo contribuinte na emissão:
Desta forma na página 15, destaca os campos relacionados ao CBS e IBS do serviço prestado que o contribuinte deve enviar:

Logo mais abaixo na página 16, fala de mais campos que deverão ser parametrizados pelos Estados, pelos Municípios e pela União ou que a própria plataforma, com seus cálculos, fornecerá de forma automatizada a partir dos dados emitidos pelos contribuintes na DPS.
Destes campos que a própria Prefeitura complementará e enviará para o Ambiente Nacional , estão os valores de base de cálculo e alíquotas, conforme menciona mais abaixo no documento na própria página 16 e ainda na 17.


Resumindo, nas notas de serviços a calculadora 'fica do lado de lá', por assim dizer, e portanto o ERP /eDocs não precisam enviar estas informações de alíquotas e base de cálculo já prontos nas tags do XML para a prefeitura, ou para o Ambiente Nacional. (diferentemente de como é feito nas notas de produtos, onde enviamos os valores e alíquotas no xml).