Bloqueio de acesso dos usuários na Plataforma Senior X
Problema
Como realizar o bloqueio de usuários a Plataforma Senior X?
Solução
Para podermos bloquear o acesso dos colaboradores na Plataforma, é necessário primeiro validar qual o tipo de acesso que estes colaboradores possuem.
É possível validar esta informação da seguinte forma:
- Acesse a Plataforma Senior X com usuário admin
- Acesse o menu Tecnologia > Administração > Gestão dos Usuários
- Nesta tela, você terá uma listagem dos usuários, onde na guia "Autenticação" você terá a informação do tipo de autenticação do usuário na Plataforma
Se o usuário tiver o tipo de autenticação como G7, significa que o usuário foi criado diretamente na Plataforma Senior X, e você só conseguirá realizar o bloqueio deste usuário diretamente pela Plataforma.
- Para realizar o bloqueio, você deve clicar em "Ações > Detalhes" no usuário que deseja bloquear
- Ao acessar a tela de Detalhes do usuário, marque a opção "usuário Bloqueado"
- Clique no botão "Salvar" para gravar as alterações
Se o usuário tiver com tipo de Autenticação como G5, significa que o usuário é gerenciado a partir do SGU, e integrado a partir do Integrador ETL ou Integrador HCM. Neste caso o bloqueio do usuário deverá ser realizado diretamente no SGU.
Apenas retirar o vínculo do usuário com o colaborador no sistema não irá resolver o problema e fazer o bloqueio. Você deve manter o vínculo do usuário com o colaborador, acessar o cadastro de cada um dos usuários que deseja bloquear e marcar a opção "Conta desabilitada".
Isso fará com que o integrador atualize e marque automaticamente o campo de usuário bloqueado na Plataforma Senior X.
Nativamente não há uma forma de realizar um bloqueio de modo coletivo aos usuários pelo ambiente G5, visto que é necessário marcar individualmente a opção para desabilitar o cadastro de cada um dos usuários.
Se o usuário tiver o tipo de autenticação como LDAP ou SAML, isso significa que a validação da autenticação destes usuários é realizada diretamente a partir do servidor AD ou ADFS do cliente. Neste caso, o bloqueio da validação de acesso deve ser executado pela equipe de infraestrutura do cliente diretamente no servidor AD ou ADFS.