eDocs - Certificado Digital - Erros ao importar o certificado digital
Incidente
No eDocs, ao importar o Certificado Digital, ocorrem erros na importação, seja ele por estar na extensão não suportada (diferente de .pfx) ou por algum motivo diverso.
Causa
Este incidente pode ocorrer devido alguns fatores. Exemplos:
- Pelo certificado estar em uma extensão diferente de .pfx; ou
- Pelas cadeias de certificação não estarem exportáveis; ou
- A chave privada do certificado não estar exportada no arquivo original.
Solução
Importante
- O eDocs só é compatível com certificados digitais no padrão A1 com extensão .pfx. Para maiores informações sobre certificado digital compatível com o eDocs, clique aqui e acesse o Portal de Documentação Senior, e pesquise por "Certificado Digital A1" e localize a documentação completa desta rotina para o produto eDocs;
- Se você possui um certificado digital em uma outra extensão, o mais indicado é que você entre em contato com o Fornecedor do seu Certificado Digital e solicite um certificado com extensão .PFX que contemple a Chave Privada e a Cadeia de Certificação completa (essa é a forma mais segura de você garantir que o certificado digital está correto para importação ao eDocs);
- Se você não consegue ver a extensão do arquivo no seu computador, habilite essa funcionalidade no Windows da sua máquina (em caso de dúvidas, consulte a sua área de TI);
- A solução descrita nesse artigo indica uma possibilidade de exportação do Certificado Digital a partir do Windows, desde que ele tenha sido previamente instalado em uma máquina que utilize sistema operacional Windows. Não é uma garantia de que esse processo exportará todas as informações necessárias para o Certificado Digital funcionar, mas é um processo alternativo que você pode realizar antes de fazer o contato com o Fornecedor do seu certificado digital;
Para estes casos, antes de importar o certificado digital no eDocs, siga os passos a seguir:
1. Primeiro efetue a importação do certificado digital na maquina com sistema Operacional Windows;
1.1. Abra o MMC do Windows, pelo iniciar ou através do executar do Windows, digitando MMC;
1.2. Acesse o menu Arquivo / Adicionar/remover snap-in;
1.3. Selecione, Certificados e clique em Adicionar;
1.4. Mantenha selecionado a opção Minha conta de usuário e clique em Concluir;
1.5. Na pasta Pessoal, clique com o botão direito e selecione, Todas as tarefas / Importar;
1.6. Na tela que ira se abrir clique em Avançar e em seguida selecione o certificado digital. Após selecionado clique novamente em Avançar;
1.7 Insira a senha e marque os checkboxes conforme imagem abaixo;
1.8. Clique em Avançar e em seguida em Concluir. Uma mensagem de importação realizada será apresentada e na pasta Pessoal será criada a pasta Certificados com o certificado importado.
2. Para realizar a exportação do certificado, clique no certificado com o botão direito e vá em: Todas as tarefas / Exportar;
2.1. Clique em Avançar e na tela seguinte marque a opção Sim, exportar a chave privada e avance;
2.2. Na tela seguinte selecione os checkboxes conforme imagem e avance;
2.3. Agora insira uma senha e confirme;
2.4. Na próxima tela escolha o local para salvar o arquivo e avance, por ultimo clique em Concluir;
Importante
Ao salvar o arquivo, a extensão deve ser .pfx.
3. Agora com esse arquivo salvo no formato .pfx, faça a importação no eDocs. Para maiores informações sobre esse processo de importação de certificado, verifique o artigo eDocs - Certificado Digital - Como efetuar a configuração do certificado digital.