Validando conflitos na importação de um processo BPM
Problema
Como realizar a importação de um processo BPM que já está em execução, porém com outro nome?
Solução
Primeiro você deve exportar o processo que gostaria de duplicar ou gerar o processo de testes/validação para sua máquina.
Para exportar o processo, acesse o processo pelo Editor de Processos do BPM e clique no botão "Exportar". Deverá realizar então o download do arquivo .zip em um diretório de seu computador.
Após a exportação, você deverá descompactar o arquivo .zip exportado, e alterar os parâmetros que contenham os nomes do processo para que ao importar novamente, não acabe sobreescrevendo o mesmo processo que está ativo e em produção.
Sobre a questão da cópia do processo do BPM para geração de um processo de testes, abaixo seguem alguns detalhes e procedimentos que deverá seguir para que você possa criar esta cópia do processo BPM sem que haja um conflito com o processo já em uso.
Um dos pontos que deverá observar nessa importação, é o fato de que após a exportação, você deverá descompactar o arquivo .zip exportado, e alterar os parâmetros que contenham os nomes do processo para que ao importar novamente, você não acabe sobreescrevendo o mesmo processo que está ativo e em produção.
Para fazer esta alteração, você deverá editar os arquivos metadata.json e processo.json que são visualizados ao descompactar o arquivo .zip do processo.
Após realizar estas alterações, você deverá então compactar novamente estes 3 arquivos num novo arquivo .zip, que deverá ser salvo com o novo nome que foi utilizado também pelos parâmetros dos arquivos editados.
Como exemplo, abaixo encaminho um print de um arquivo metadata.json de um processo chamado "Decision Padrão" sendo editado. Neste caso, para gerar um novo processo, todos os parâmetros que contém o nome do processo serão renomeados para evitar conflito. Lembrando que este mesmo tipo de ação deverá também ser realizado no arquivo processo.json.
Usando o exemplo acima, alterei todos os campos do meu processo Decision Padrão para "Decision Padrão 2", com isso foi importado um novo processo, onde os formulários e todos os outros recursos para este processo foram criados com este novo nome, conforme a evidência abaixo:
Com isso você irá garantir que os nomes do processo, variáveis, fluxo e formulários do novo processo para testes não irão sobrescrever o processo de produção.