ERP – Reforma Tributária – Como realizar a Parametrização Básica para geração de cálculo e Tag´s no XML de NFE para Reforma Tributária
Dúvida
Como realizar a Parametrização Básica para geração de cálculo e Tag´s no XML de NFE para Reforma Tributária, no módulo de Mercado?
Solução
Para realizar a Parametrização Básica para geração de cálculo e Tags no XML de NFE para Reforma Tributária, realize os passos a seguir:
1. Ative os cálculos da Reforma Tributária na Filial, através da tela F070FEF - Cadastros / Filiais / Parâmetros por Gestão / Tributos (Parâmetros da Filial para Tributos):
2. Importe Alíquotas do CBS na rotina F051CBS - Cadastros / CBS e IBS / CBS:
3. Importe Alíquotas do IBS na rotina F051IBS - Cadastros / CBS e IBS / IBS:
Importante: A alíquota do IBS para municípios só será desmembrada a partir de 2027, então de fato para 2026 não terá a informação da alíquota IBS por município.
4. Importe Classificação Tributária (cClassTrib) do IBS e da CBS na rotina F027SCR - Cadastros / CBS e IBS / Situação e Classificação Tributária:
5. Efetue ligação da cClassTrib 000001 (Situações tributadas integralmente pelo IBS e CBS com alíquota padrão) para a Empresa na tela F027LSF - Cadastros / CBS e IBS / Regras por Código de Classificação Tributária:
Observação: Aqui está a limitação do escopo. Esta ligação específica com cClassTrib 000001 por empresa, garante que os cálculos sejam efetuados e o XML da NF-e seja gerado com as tags CBS/IBS e consequentemente a nota seja devidamente validada pela SEFAZ.
Importante
Com a parametrização acima, poderá seguir com a emissão das notas fiscais, conforme evidenciado abaixo:


Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.