É possível realizar um ajuste nos fluxos das Solicitações BPM que já foram iniciados?
Descrição da Situação:
Um processo teve o fluxo alterado e publicado, porém havia um desvio no fluxo que estava inconsistente, enviando a solicitação para uma aprovação que não seria a que deveria ser executaa.
Com isso, ao executar a tarefa e enviar para a ação listada na pendência, o chamado é direcionado para o fluxo incorreto.
Após a correção do fluxo, os novos chamados são encaminhados para a aprovação correta, mas os chamados que foram abertos antes da correção estão ainda com o fluxo de aprovação para a etapa incorreta.
Existe a possibilidade de solução para essas pendências em massa? Ou de alguma forma sem ser pelo fluxo atual deles e direcionar para a nova etapa?
Ticket relacionado: #25295
Rotina / Tela:
· Fluxo BPM
Solução:
Não. Não é possível alterar o fluxo das solicitações que foram abertas com o fluxo corrente que estavam apontando para as etapas erradas.
Isso ocorre pois no conceito do BPM as solicitações no momento da sua abertura são empacotadas com todos os seus artefatos, regras de negócio, versões e objetos que estão definidos naquele momento.
Se por exemplo, a solicitação #123 foi aberta com o processo na versão 5, e após a abertura desta solicitação o processo for atualizado para a versão 6, a solicitação #123 não terá seus artefatos e regras atualizados, e seguirá com a versão 5 até o final, não sendo possível realizar uma alteração desta solicitação em andamento.
Isso se dá devido a segurança em relação a estas solicitações, pois uma possibilidade de alteração nas regras de negócio de uma solicitação após a abertura da mesma geraria uma quebra de segurança neste processo, permitindo que houvesse uma inserção de informações ou desvios que pudessem tornar o mesmo inconsistente e inseguro.
As duas possibilidades de solução para este problema são:
1 - Seguir com as solicitações que foram abertas com a versão anterior do fluxo até a finalização da mesma, passando por todas as etapas de aprovação;
2 - Cancelamento das solicitações que foram abertas com a versão anterior do fluxo via Painel de Gestão do BPM e realizar a abertura das novas solicitações com a nova versão do fluxo.